Processo de intervenção visando à construção de equipe em duas unidades de trabalho de uma universidade pública brasileira

Autores

  • Gisele Sabrina Warmling Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Richar Arua Piovanotti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Narbal Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nivaldo Campana Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo descreve o processo de intervenção realizado nas relações de trabalho dos funcionários e docentes gestores do Departamento e da Coordenadoria de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, procurou-se sensibilizar os participantes sobre a importância do trabalho em equipe e da qualidade de vida no trabalho. Para identificar a realidade social e propor intervenções, utilizaram-se três procedimentos: a) observação participante; b) questionário; e c) vivências grupais. O processo de intervenção ocorreu por meio de feedbacks sistemáticos, encontros quinzenais e adoção de comportamentos considerados desejáveis. No processo de intervenção, ocorreram debates e reflexões sobre temas referentes ao comportamento humano no trabalho. Os resultados, obtidos por meio de observações no local de trabalho e de depoimentos dos funcionários, evidenciaram: a) melhoria nas relações interpessoais e de trabalho; b) ampliação da transferência de conhecimento; e c) construção de visão sistêmica a respeito de relações interpessoais e de trabalho.

Biografia do Autor

Marcelo Richar Arua Piovanotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mais informações no Currículo Lattes.

Narbal Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos