Representações de educação ambiental e meio ambiente: diagnóstico na rede escolar pública de Paranaguá

Autores/as

  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Sob relato, resultados parciais de pesquisa sobre a dimensão ambiental da educação escolar, em nível de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá-PR, Brasil — abrangendo pessoal escolar, bem como alunos de 4ª série. Categorias da Teoria das Representações Sociais-TRS (SÁ, 1996), em associação com a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), possibilitaram a identificação de pré-núcleos de idéias e imagens quanto ao meio am-biente e de um núcleo central relativamente à educação ambiental, por parte do pessoal escolar, bem como de características pedagogicamente significativas no material dos alunos. A aplicação de categorias da TRS teve função metodológica na análise dos dados, possibilitando análises interpretativas em conexão com vertentes atuais da educação ambiental no Brasil.

Biografía del autor/a

Sônia Maria Marchiorato Carneiro, UFPR

É graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela mesma universidade. Atualmente aposentada, é prof. em programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Mais informações no Currículo Lattes.

Publicado

2000-01-01