Representações de educação ambiental e meio ambiente: diagnóstico na rede escolar pública de Paranaguá
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Sob relato, resultados parciais de pesquisa sobre a dimensão ambiental da educação escolar, em nível de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá-PR, Brasil — abrangendo pessoal escolar, bem como alunos de 4ª série. Categorias da Teoria das Representações Sociais-TRS (SÁ, 1996), em associação com a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), possibilitaram a identificação de pré-núcleos de idéias e imagens quanto ao meio am-biente e de um núcleo central relativamente à educação ambiental, por parte do pessoal escolar, bem como de características pedagogicamente significativas no material dos alunos. A aplicação de categorias da TRS teve função metodológica na análise dos dados, possibilitando análises interpretativas em conexão com vertentes atuais da educação ambiental no Brasil.Downloads
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