A psicanálise no contexto da clínica escola

Autores

  • Cristina Kern Universidade Estadual do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC
  • Aniely Kristyne Universidade Estadual do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2017v51n1p250

Resumo

O estudo apresenta aspectos teóricos e práticos que envolvem o trabalho de estágio na clínica escola de um Curso de Psicologia em Santa Catarina. O desenvolvimento ocorre no campo da Psicologia clínica, a partir da perspectiva psicanalítica, visando contribuir para discussões e reflexões críticas sobre esse universo. Tem por objetivo principal apresentar os fenômenos do campo do tratamento psicanalítico, abrangendo a sequência do trabalho da clínica com adultos, na particularidade da intervenção no contexto da clínica escola, por meio do diálogo entre a literatura e o relato de experiências da autora. O trabalho foi realizado através da pesquisa bibliográfica em que foram extraídos conceitos sobre dispositivos clínicos do âmbito da psicanálise. Apresentam-se algumas vivências ao longo do processo de construção do ser psicólogo que podem ser úteis ao público acadêmico em seu início de formação profissional. Conclui-se, que dentre os cinco anos de formação profissional, o último, o qual comporta o espaço percorrido na clínica escola é o mais significativo, por todo aprendizado teórico e prático proporcionado e, fundamentalmente, por ser um momento marcante na construção da identidade pessoal e profissional do estudante de psicologia.

Biografia do Autor

Cristina Kern, Universidade Estadual do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC

Cristina Kern é professora da Universidade Estadual do Extremo Sul Catarinense.

Endereço: Rua Bortolo Pavan, 352. Apto. 702, Bairro Santa Augusta. Criciúma. CEP 88805-245.

Aniely Kristyne, Universidade Estadual do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma/SC

Aniely Kristyne é formada em Psicologia pela UNESC.

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Publicado

2017-11-16

Edição

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Artigos