Política, etnia e ritual (o Rio das Rãs como remanescente de quilombos)
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Partindo de um caso particular: a luta dos moradores do Rio das Ras atom Jesus da Lapa - BA, 1977-1995) pela posse da terra num contexto agrário, este artigo analisa as transformações ocorridas no conflito dos agentessociais envolvidos para incorporar um idioma étnico. Em vista de uma compreensão do modo como opera o processo de etnicização, desenvolve a hipótese de que os rituais politicos, realizados em Brasilia como forma de pressão, são dispositivos estruturantes de uma narrativa que está construindo uma identidade positiva da comunidade, enquanto negros
e "remanescentes de quilombos".
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.