A produção familiar e os desafios do mercado

Autores

  • Walquíria Krüger Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lúcia H. de O. Gerardi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O cultivo de maçã constitui importante atividade econômica no Estado de Santa Catarina. Desenvolvida na região do planalto, a produção absorve tanto os agricultores familiares como as empresas com alto grau de verticalização. Os pequenos pomares são explorados pelos agricultores familiares, principalmente no planalto sul, onde se localiza o município de Urubici, usado como exemplo nesta pesquisa. Este trabalho teve por objetivo analisar a organização sócio-espacial da unidade familiar produtora de maçã e sua relação com o mercado. A produção fundamenta-se no padrão tecnológico industrial, sendo extremamente dependente dos fatores tecnológicos, financeiros e comerciais. Mesmo desenvolvendo outras atividades (agrícolas e não-agrícolas), a fragilidade econômica do produtor familiar é visível, indicando a necessidade de novas formas de organizar a produção e de inserção no mercado, podendo ser viabilizado através de políticas públicas que contemplem as diferenciações locais e regionais.

Biografia do Autor

Walquíria Krüger Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Rio Claro SP. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Lúcia H. de O. Gerardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro; Especialização em Métodos de Pesquisa em Geomorfologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro; Especialização em Modelos Estatísticos Aplicados à Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro e Doutorado em Ciências Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos