Ji?í Levý: La teoría de la traducción y la lingüística / Ji?í Levý: A teoria da tradução e a linguística

Autores

  • Fernando Navarro Dominguez Universidad de Alicante (Espanha)
  • Andrea Cesco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4237.2012n11p187

Resumo

Este trabalho tenta refletir um primeiro contato com o conhecimento do pensamento tradutológico deste autor, e esboçar o complexo paradigma Linguística e Tradução. Relaciona alguns trabalhos de origem francesa e da mesma época que a teoria de Levý, além de produzir uma reflexão sobre o tema da tradução dos nomes próprios apoiando-se no trabalho da professora Králová.

Biografia do Autor

Fernando Navarro Dominguez, Universidad de Alicante (Espanha)

É professor do Departamento de Tradução e Interpretação da Universidad de Alicante, Espanha. Leciona sobre História e Teoria da Tradução, e Tradução do Espanhol ao Francês. Seus temas de interesse são: Tradução de Textos Especializados, Terminologia, e Tradução de Textos Literários. É autor de Análisis del discurso y parêmias em H. de Balzac (1994), traduzido ao francês – Analyse du discours et des proverbes chez Balzac – em 2000.

Andrea Cesco, Universidade Federal de Santa Catarina

Tem Licenciatura em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Literatura pela UFSC (2007). Fez parte do doutorado na Universitat de Barcelona (UB) em 2005/2006. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, coordenadora de área do Espanhol, professora da Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e professora do curso de Letras - Espanhol EaD/UFSC. É líder dos grupos de pesquisa no CNPq Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro e Criação de jogos e experiências interativas para o ensino de línguas estrangeiras. Coordena na UFSC (DLLE) o Núcleo Quevedo de Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

Dossiê : (Re)descobrindo Ji?í Levý (organizado por Mauri Furlan, Gustavo Althoff, Filipe Neckel)