Intermidialidade em O Ídolo (2021), de Pedro Varela, inspirado num argumento para cinema de Fernando Pessoa
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e101959Mots-clés :
Fernando Pessoa, Intermidialidade, Cinema, PublicidadeRésumé
O artigo analisa o curta-metragem O Ídolo (2021), dirigido por Pedro Varela e baseado em um argumento cinematográfico de Fernando Pessoa da década de 1920, sob a perspectiva dos estudos de intermidialidade propostos por Rajewsky (2012) e Clüver (1997; 2011). Embora o filme possa ser inicialmente considerado um exemplo tradicional de transposição midiática, a análise é complexificada pelo caráter inter e intratextual inerentes à obra pessoana. Além disso, o fato de O Ídolo ser um projeto publicitário, produzido para promover um modelo de celular da marca Samsung e divulgado predominantemente no ambiente digital, exponencia o caráter intermidial da produção. São apresentadas três possíveis camadas de análise que levam em conta a relação contraditória de Pessoa com o cinema, a tradição editorial que deu a conhecer os argumentos fílmicos do autor, todos eles não publicados em vida, e a exploração da imagem de Pessoa para fins comerciais. Conclui-se que a multifacetada obra pessoana, combinada com seu uso póstumo em campanhas publicitárias, oferece um vasto campo para releituras e transposições, amplificadas pela intermidialidade dos meios digitais.
Références
CLÜVER, C. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v.1, n.2, p. 8-23. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48493. Acesso em: 11 de agosto de 2024.
CLÜVER, C. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura E Sociedade, 2(2), p. 37-55. 1997. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p37-55.
FERRARI, P. & FISCHER, C. J. Introdução. Em FERRARI, P. & FISCHER, C. J. (Org.). Argumentos para Filmes. Lisboa: Ática, p. 11-33. 2011.
Filho, J. P. C. Fernando Pessoa. Uma quase autobiografia. Rio de Janeiro: Editora Record. 2011.
GUERREIRO, F. Posfácio. Em FERRARI, P. & FISCHER, C. J. (Org.). Argumentos para Filmes. Lisboa: Ática, p. 149-178. 2011.
FRIAS, J. M. Transforma‐se o espectador no próprio espectáculo: O desassossego fílmico de Fernando Pessoa. Congresso Internacional Fernando Pessoa, p. 202-219. 2013. Disponível em: https://www.casafernandopessoa.pt/application/files/7915/1698/4246/CFP_ACTAS_2013.pdf. Acesso em: 11 de agosto de 2024.
MELLO, M. C. Jogo e arranjo intertextual em O Ídolo de Pedro Varela e Fernando Pessoa. Revista Metamorfoses, Rio de Janeiro, vol. 18, n. 1, p. 98-109. 2021. https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v1n18a51006
PESSOA, F. Argumentos para Filmes. Ferrari, P. & Fischer, C. J. (Org.). Lisboa: Ática. 2011.
MOSER, W. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 14(2), p. 42–65. 2006. https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.42-65
RAJEWSKY, I. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. Uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Intermidialidade e estudos interartes. Desafios da arte contemporânea. Thaís Flores Nogueira Diniz (Org.), p. 15-45. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2012.
VARELA, P. (Realizador). O Ídolo. Portugal: Blache Filmes. 2021. Disponível em: https://www.samsung.com/pt/idolo/
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Taynnã de Camargo Santos 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.