A digitalidade impressa

Autores

  • Bianca Francischini Lisita Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e102019

Palavras-chave:

Polissistemas de Cultura, Literatura Digital, Jogos Eletrônicos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desvelar as relações e interações que ocorrem entre sistemas de cultura, utilizando como método analítico a Teoria dos Polissistemas de Itamar Even-Zohar (2017) e as problematizações oferecidas por Régis Debray (1993) em A Dinâmica do Suporte. Para tal empreitada, foram escolhidas três obras as quais serão utilizadas para discutir as respectivas particularidades e aproximações de acordo com a teoria empregada. As obras escolhidas apresentam médiuns diferentes, de acordo com a terminologia de Debray (1993) e participam de diferentes sistemas de cultura, são elas OWNED: Um novo jogador (versão impressa, 2011), OWNED: Um novo jogador (versão digital, 2011) e Unmemory (jogo eletrônico, 2020).

Biografia do Autor

Bianca Francischini Lisita, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Licenciatura e Bacharelado). Durante a graduação, executou projetos em conjunto com a bolsa BAAE e também trabalho de Iniciação Científica. Envolvida na produção de estudos envolvendo jogos eletrônicos e educação, com foco em Literatura. Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, na linha de pesquisa Literatura, Linguagens e Meios. Bolsista CAPES (Processo 88887.699663/2022-00).

Referências

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Publicado

2024-12-17