Análise semiótica social multimodal da proposta de educação linguística na publicidade da IA Khanmigo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e106510Palabras clave:
Inteligência Artificial, Semiótica Social, Multimodalidade, Educação Linguística, KhanmigoResumen
Neste artigo, propomos discutir como as tecnologias de Inteligência Artificial Gerativa – IAG – são projetadas para o ensino e a aprendizagem. Mais detidamente, refletimos sobre a inserção da Khanmigo, IAG da Khan Academy, no ensino de línguas e como ela possibilita processos de Educação Linguística. Para tanto, analisamos, sob o prisma da Semiótica Social Multimodal, vídeos publicitários da Khanmigo, já especulada para ser utilizada no contexto nacional. Ao ancorarmos nesse referencial, a partir de Kress (2010) e Bezemer e Kress (2016), encontramos contribuições para pensar noções como aprendizagem, comunicação, multimodalidade, interesse e signos de aprendizagem. Os resultados indicam que a publicidade da Khanmigo cria expectativas de otimização do tempo de trabalho e de pesquisa do professor, além de prometer tutoria aos estudantes. Entretanto, as análises demonstram que ela delineia, de fato, um ambiente de aprendizagem que limita o espaço de criação, transformação e agência dos alunos, o que pode acarretar vulnerabilidade semiótica e aligeiramento da aprendizagem ao centrar-se nos conteúdos, deixando desafios enormes para se pensar sobre as formas de promover educação linguística e letramento cibersocial.
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