Análise semiótica social multimodal da proposta de educação linguística na publicidade da IA Khanmigo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e106510

Palabras clave:

Inteligência Artificial, Semiótica Social, Multimodalidade, Educação Linguística, Khanmigo

Resumen

Neste artigo, propomos discutir como as tecnologias de Inteligência Artificial Gerativa – IAG – são projetadas para o ensino e a aprendizagem. Mais detidamente, refletimos sobre a inserção da Khanmigo, IAG da Khan Academy, no ensino de línguas e como ela possibilita processos de Educação Linguística. Para tanto, analisamos, sob o prisma da Semiótica Social Multimodal, vídeos publicitários da Khanmigo, já especulada para ser utilizada no contexto nacional. Ao ancorarmos nesse referencial, a partir de Kress (2010) e Bezemer e Kress (2016), encontramos contribuições para pensar noções como aprendizagem, comunicação, multimodalidade, interesse e signos de aprendizagem. Os resultados indicam que a publicidade da Khanmigo cria expectativas de otimização do tempo de trabalho e de pesquisa do professor, além de prometer tutoria aos estudantes. Entretanto, as análises demonstram que ela delineia, de fato, um ambiente de aprendizagem que limita o espaço de criação, transformação e agência dos alunos, o que pode acarretar vulnerabilidade semiótica e aligeiramento da aprendizagem ao centrar-se nos conteúdos, deixando desafios enormes para se pensar sobre as formas de promover educação linguística e letramento cibersocial.

Biografía del autor/a

Francis Arthuso Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da UFMG, por onde concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos, além de ser especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MINAS. É professor e Chefe do setor de Letras do Colégio Técnico da UFMG e professor do Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Especialização em Leitura e Produção de Textos, PROLEITURA e da Especialização e, Educação, Linguagem e Tecnologia, todos da Faculdade de Letras da UFMG. Membro do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES. Tem interesse por estudos de escrita colaborativa, leitura, produção de texto, letramentos, na perspectiva da multimodalidade e dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem e para a formação de professores. Organizador e autor do livro "Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens" (2022). 

Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Letras, especialização em Língua Inglesa pela PUC-MG (2005), mestre em Linguística do Texto e do Discurso (2009) e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou do curso de extensão no International Programs, Conversation Culture and Teaching English as Foreign Language, Irvine University, Carlifornia. Atua no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES. É líder do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES - (Multi)letramentos, Leitura e Textos e integrante do grupo de Pesquisa SAL - Sistêmica, Ambientes e Linguagens. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas - LEAL no PPGEEB e o projeto "O ensino de língua materna e adicional e a formação de professores na perspectiva dos novos letramentos e multiletramentos no norte do estado do Espírito Santo" com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). É bolsista de Produtividade da FAPES.

Maurício Teixeira Mendes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, com pesquisa vinculada à linha "Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia". É Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, com área de concentração em Linguística Aplicada, e Especialista em Ensino de Literatura, Linguística Aplicada ao Ensino de Português na Educação Básica, Educação Inclusiva e Gestão Escolar (Supervisão, Orientação e Inspeção), com títulos obtidos pela Faculdade Iguaçu. Licenciado em Educação do Campo pela UFVJM, com habilitação em Linguagens e Códigos, e em Letras Português/Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul, atua como professor nas áreas de Letras e Educação do Campo, com experiência no ensino superior e na educação básica (fundamental II e ensino médio), especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, além da formação inicial de professores. Desenvolve pesquisas interdisciplinares com ênfase em letramentos, letramento literário, tecnobiografia, pesquisa narrativa, formação docente, Educação de Jovens e Adultos (EJA), tecnologias digitais na educação, estudos decoloniais, interculturalidade e Linguística Aplicada. Tem interesse em práticas pedagógicas que articulem ensino, pesquisa e extensão, com foco em contextos socioculturais diversos, sobretudo os vinculados ao campo e às populações historicamente marginalizadas. Dedica parte de sua produção acadêmica ao estudo da vida e obra de Lima Barreto, com atenção especial aos aspectos sociais, políticos e linguísticos de sua escrita. Sua trajetória acadêmica e profissional reflete o compromisso com a valorização das múltiplas linguagens, da justiça social e da formação crítica.

Citas

BEZEMER, Jeff. KRESS, Gunther. Multimodality, Learning and Communication. Routledge, 2016.

FAIRCLOUGH, Norman. Media Discourse. London: Hodder Arnold, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

HODGE, Robert Ian Vere; KRESS, Gunther. Social Semiotics. New York: Cornell University Press, 1988.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2003.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacy in the Time of Artificial Intelligence. EdArXiv, 2024. DOI: https://doi.org/10.35542/osf.io/es5kb.

KHAN ACADEMY. Introducing Khanmigo for teachers. Youtube, 22 de junho de 2023. Duração: 4:03 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Elnfgd7OzoM. Acesso em: 05 mai. 2024.

KHAN ACADEMY. Teaching Ela with Khanmigo. Youtube, 21 de maio de 2024. Duração: 8:47 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pLw4oG5JNN0. Acesso em: 30 mai. 2024.

KRESS, Gunther. Against arbitrariness: The social production of the sign as a foundational issue in critical discourse analysis. Discourse & society, v. 4, n. 2, p. 169-191, 1993.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Routledge, 2010.

KRESS, Gunther. Semiotic work: Applied linguistics and a social semiotic account of multimodality. AILA review, v. 28, n. 1, p. 49-71, 2015.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 3ª ed. London; New York: Routledge, 2021.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019. 160 p.

SANTOS, Z. B. dos; PAIVA, F. A.; MENDES, M. T. Reflexões teóricas sobre letramentos e multimodalidade em tempos de IA: agência e design decoloniais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 30–50, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13117. Acesso em: 17 jun. 2025.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2025-09-03