Letramento em IA: confluência entre letramentos digitais, críticos e práticas de interação com tecnologias generativasEM IA:
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e106803Palavras-chave:
Inteligência Artificial, inteligência artificial generativa, letramento em IA, Competências Digitais, Letramentos digitais, Letramento Crítico, Interação com modelos generativosResumo
O uso crescente de tecnologias baseadas em inteligência artificial generativa tem reconfigurado as práticas de leitura, escrita e produção de sentidos no ambiente digital, especialmente em contextos educacionais. Este artigo apresenta os resultados de uma revisão narrativa da literatura, cujo objetivo foi identificar e analisar as principais contribuições acadêmicas sobre o letramento em inteligência artificial (IA), com ênfase em suas articulações com a linguagem, a educação e as tecnologias digitais. Foram selecionados estudos teóricos, empíricos e revisões sistemáticas, publicados entre 2020 e 2025, com acesso aberto. A análise permitiu organizar a discussão em três eixos interdependentes: (i) concepções e modelos teóricos de letramento em IA; (ii) práticas de interação estratégica com ferramentas generativas, com destaque para o uso de prompts; e (iii) implicações éticas, sociais e políticas do uso dessas tecnologias na educação. Concluímos que o letramento em IA se configura como uma confluência entre letramentos digitais, críticos, articulando-se também a práticas de linguagem específicas da interação com modelos generativos, como a formulação de prompts, refletindo a constante evolução das habilidades necessárias para atuar em contextos digitais multimodais. Dessa forma, integrar o letramento em IA aos currículos escolares é fundamental para promover uma formação ativa, crítica e inclusiva diante dos desafios e potencialidades da IA generativa na educação.
Referências
ACCOTO, C. O mundo dado: cinco breves lições de filosofia digital. Tradução de Eliete da Silva Pereira. São Paulo: Paulus, 2020.
ACCOTO, C. A potência da latência: inteligência artificial generativa – textos, imagens, agentes. In: ACCOTO, C.; DI FELICE, M.; SCHLEMMER, E. Depois da Inteligência artificial. Caderno IHU ideias. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Instituto Humanitas Unisinos, n. 348, v.21, p. 7-32, 2023. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/348cadernosihuideias.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
BOZKURT, A. Generative AI, synthetic contents, Open Educational Resources (OER), and Open Educational Practices (OEP): a new front in the openness landscape. Open Praxis, v. 15, n. 3, p. 178–184, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55982/openpraxis.15.3.579. Acesso em: 22 nov. 2024.
BYRD, A. Truth-Telling: Critical Inquiries on LLMs and the Corpus Texts That Train Them. Composition Studies, v. 51, n. 1, p. 135–142, 2023. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1390465.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
CARRINGTON, V. The changing landscape of literacies: big data and algorithms. Digital Culture & Education, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 67–76, 2018. Disponível em: http://www.digitalcultureandeducation.com/cms/wp-content/uploads/2018/09/Carrington.pdf. Acesso em: 14 jul. 2025.
CAVALCANTE, L. T. C.; OLIVEIRA, A. A. S. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 83-102, 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v26n1/v26n1a06.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.
CHOMSKY, N.; ROBERTS, I.; WATUMULL, J. The false promise of ChatGPT. The New York Times, Nova York, 08 mar. 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/03/08/opinion/noam-chomsky-chatgpt-ai.html. Acesso em: 12 mai. 202].
CHOWDHURY, Gobinda C. Natural Language Processing, Annual Review of Information Science and Technology, v. 37, p. 51-89, 2003.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionilo. 1ª ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FENWICK, M.; JURCYS, P. Originality and the Future of Copyright in an Age of Generative AI. 2023. Computer Law & Security Review, v. 51, nov. 2023, p. 105892. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=4354449. Acesso em: 10 set 2024.
GUPTA, A. et al. Assistant, parrot, or colonizing loudspeaker? ChatGPT metaphors for developing critical AI literacies. Open Praxis, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 37–53, 202.
HIGGS, J. M.; STORNAIUOLO, A. Being Human in the Age of Generative AI: Young People's Ethical Concerns about Writing and Living with Machines. Reading Research Quarterly, v. 59, n. 4, p. 632-650, 11 jun. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1002/rrq.552. Acesso em: 11 set. 2024.
HWANG, Y.; LEE, J. H.; SHIN, D. What is prompt literacy? An exploratory study of language learners' development of new literacy skill using generative AI. arXiv preprint, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2311.05373. Acesso em: [22 set. 2024].
IBM. O que é aprendizado de máquina?. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/topics/machine-learning. Acesso em: 08 mai. 2024.
JIANG, Ji. When generative artificial intelligence meets multimodal composition: Rethinking the composition process through an AI-assisted design project. Computers and Composition, v. 74, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compcom.2024.102883. Acesso em: 17 jul. 2025.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacy in the time of artificial intelligence. Reading Research Quarterly, v. 60, n. 1, e591, 23 nov. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1002/rrq.591. Acesso em: 26 jan. 2025.
KREINSEN, M.; SCHULZ, S. Towards the Triad of Digital Literacy, Data Literacy and AI Literacy in Teacher Education – A Discussion in Light of the Accessibility of Novel Generative AI. 2023. EdArXiv Preprints. Disponível em: https://doi.org/10.35542/osf.io/xguzk. Acesso em: 25 jul. 2024.
LEANDER, K. M.; BURRISS, S. K. Critical literacy for a posthuman world: when people read, and become, with machines. British Journal of Educational Technology, [S.l.], v. 0, n. 0.
LONG, D.; MAGERKO, B. What is AI Literacy? Competencies and Design Considerations. In: CHI '20: Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, Honolulu, HI, USA, 25-30 abr. 2020. p. 1-16. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3313831.3376727. Acesso em: 25 jul.2024.
MEYER, J. et al . Using LLMs to bring evidence-based feedback into the classroom: AI-generated feedback increases secondary students’ text revision, motivation, and positive emoticons. Computers and Education: Artificial Intelligence, n. 6, p. 1-10, 2024. Disponível em: [https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100199]. Acesso em: [22 jul. 2024].
McKNIGHT, L.; HICKS, T. Generative AI writing tools: How they work, what they do, and why they matter. In: HICKS, T.; TRUST, T. (Orgs.). What PreK-12 Teachers Should Know About Educational Technology in 2023: A Research-to-Practice Anthology. [S.l.]: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2023. Acesso em: [22 jul. 2024].
MOURA, A. Literacia de prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 6, n. 2, jul.-dez. 2023. Disponível em: DOI: [https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308[. Acesso em [23 set. 2024].
NG, D. T. K et al. Conceptualizing AI Literacy: An Exploratory Review. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 2, p. 100041, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2021.100041. Acesso em: [02 ago. 2024].
OpenAI. ChatGPT: All things about ChatGPT. 2022. Disponível em: https://help.openai.com/en/articles/6783457-what-is-chatgpt. Acesso em: 16 mai. 2023.
PIMENTEL, M.; AZEVEDO, V.; CARVALHO, F. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. Horizontes – Revista da Sociedade Brasileira de Computação, mar. 2023. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/. Acesso em: 17 out. 2024.
PINSKI, M.; BENLIAN, A. AI literacy for users – A comprehensive review and future research directions of learning methods, components, and effects. Computers in Human Behavior: Artificial Humans, v. 2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chbah.2024.100062. Acesso em: 17 jul. 2025.
RIBEIRO, A. E. Letramento Digital: definições impermanentes. In: BRAMBILA, G. (org.). Territórios do letramento. 1. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2024, p.73-88.
SELWYN, N. Preparing for the realities of Artificial Intelligence: a key challenge for education in the 2020s. In: ICT in Education: survey on the use of information and communication technologies in Brazilian schools. São Paulo: CGI.br, 2022. p. 255–260. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/4/20230619145525/ict_in_education_2022_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 14 jul. 2025.
STEELE, J. L. To GPT or not GPT? Empowering our students to learn with AI. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 5, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100160. Acesso em: 17 jul. 2025.
UNESCO. Guidance for generative AI in education and research. 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386693/PDF/386693eng.pdf.multi Acesso em: 25 mar. 2024.
WANG, C. Exploring Students’ Generative AI Assisted Writing Processes: Perceptions and Experiences from Native and Nonnative English Speakers. Technology, Knowledge and Learning, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10758-024-09744-3. Acesso em: 26 jul. 2024.
WARSCHAUER, M. et al. The affordances and contradictions of AI-generated text for writers of English as a second or foreign language. Journal of Second Language Writing, v. 62, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2023.101071. Acesso em: 10 jul. 2024.
ZHAO, X.; COX, A. A.; CAI, L. ChatGPT and the digitisation of writing. Humanities and Social Sciences Communications, v. 11, p. 1-9, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-024-02904-x. Acesso em: 20 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regina Breda, Greice Castela Torrentes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
