Letramento em IA: confluência entre letramentos digitais, críticos e práticas de interação com tecnologias generativasEM IA:

Autores

  • Regina Breda Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) / Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Greice Castela Torrentes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e106803

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, inteligência artificial generativa, letramento em IA, Competências Digitais, Letramentos digitais, Letramento Crítico, Interação com modelos generativos

Resumo

O uso crescente de tecnologias baseadas em inteligência artificial generativa tem reconfigurado as práticas de leitura, escrita e produção de sentidos no ambiente digital, especialmente em contextos educacionais. Este artigo apresenta os resultados de uma revisão narrativa da literatura, cujo objetivo foi identificar e analisar as principais contribuições acadêmicas sobre o letramento em inteligência artificial (IA), com ênfase em suas articulações com a linguagem, a educação e as tecnologias digitais. Foram selecionados estudos teóricos, empíricos e revisões sistemáticas, publicados entre 2020 e 2025, com acesso aberto. A análise permitiu organizar a discussão em três eixos interdependentes: (i) concepções e modelos teóricos de letramento em IA; (ii) práticas de interação estratégica com ferramentas generativas, com destaque para o uso de prompts; e (iii) implicações éticas, sociais e políticas do uso dessas tecnologias na educação. Concluímos que o letramento em IA se configura como uma confluência entre letramentos digitais, críticos, articulando-se também a práticas de linguagem específicas da interação com modelos generativos, como a formulação de prompts, refletindo a constante evolução das habilidades necessárias para atuar em contextos digitais multimodais. Dessa forma, integrar o letramento em IA aos currículos escolares é fundamental para promover uma formação ativa, crítica e inclusiva diante dos desafios e potencialidades da IA generativa na educação.

Biografia do Autor

Regina Breda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) / Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Licenciada em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) e Mestre em Letras -Linguagem e Sociedade pela mesma Universidade (2015). Aluna regular do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Doutorado. (2022-2026). Tem experiência na área de Linguagens, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Espanhola no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Greice Castela Torrentes , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pós-doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2020) com bolsa da Fundação Araucária. Doutora em Letras Neolatinas (língua espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 2009), Mestre em Letras Neolatinas (língua Espanhola) pela UFRJ (2005) com bolsa CAPES, Especialista em língua espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ -2004), possui curso de especialização para profissionais de espanhol em língua e literatura pela Universidad Complutense de Madrid (2004) com bolsa MAE/AECI, e Bacharelado e Licenciatura plena em Letras (português-espanhol) pela UFRJ (2002) com bolsa de IC da CAPES. Professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), de língua portuguesa e docente do Programa Stricto Sensu em Letras (nível acadêmico de Mestrado e Doutorado) da Unioeste (desde 2012), professora associada de Língua Espanhola e Prática de ensino na Unioeste (desde 2006). Atualmente é editora-chefe da Edunioeste, coordenadora do Programa Paraná Fala Espanhol na Unioseste (financiado pelo UGF/SETI) e líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino. As principais áreas de atuação são em: TDIC aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas, análise de aplicativos, formação docente, leitura/(multi)letramentos e elaboração de materiais pedagógicos, tanto em língua espanhola como em língua portuguesa.

Referências

ACCOTO, C. O mundo dado: cinco breves lições de filosofia digital. Tradução de Eliete da Silva Pereira. São Paulo: Paulus, 2020.

ACCOTO, C. A potência da latência: inteligência artificial generativa – textos, imagens, agentes. In: ACCOTO, C.; DI FELICE, M.; SCHLEMMER, E. Depois da Inteligência artificial. Caderno IHU ideias. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Instituto Humanitas Unisinos, n. 348, v.21, p. 7-32, 2023. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/348cadernosihuideias.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.

BOZKURT, A. Generative AI, synthetic contents, Open Educational Resources (OER), and Open Educational Practices (OEP): a new front in the openness landscape. Open Praxis, v. 15, n. 3, p. 178–184, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55982/openpraxis.15.3.579. Acesso em: 22 nov. 2024.

BYRD, A. Truth-Telling: Critical Inquiries on LLMs and the Corpus Texts That Train Them. Composition Studies, v. 51, n. 1, p. 135–142, 2023. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1390465.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.

CARRINGTON, V. The changing landscape of literacies: big data and algorithms. Digital Culture & Education, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 67–76, 2018. Disponível em: http://www.digitalcultureandeducation.com/cms/wp-content/uploads/2018/09/Carrington.pdf. Acesso em: 14 jul. 2025.

CAVALCANTE, L. T. C.; OLIVEIRA, A. A. S. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 83-102, 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v26n1/v26n1a06.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.

CHOMSKY, N.; ROBERTS, I.; WATUMULL, J. The false promise of ChatGPT. The New York Times, Nova York, 08 mar. 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/03/08/opinion/noam-chomsky-chatgpt-ai.html. Acesso em: 12 mai. 202].

CHOWDHURY, Gobinda C. Natural Language Processing, Annual Review of Information Science and Technology, v. 37, p. 51-89, 2003.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Tradução de Marcos Marcionilo. 1ª ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FENWICK, M.; JURCYS, P. Originality and the Future of Copyright in an Age of Generative AI. 2023. Computer Law & Security Review, v. 51, nov. 2023, p. 105892. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=4354449. Acesso em: 10 set 2024.

GUPTA, A. et al. Assistant, parrot, or colonizing loudspeaker? ChatGPT metaphors for developing critical AI literacies. Open Praxis, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 37–53, 202.

HIGGS, J. M.; STORNAIUOLO, A. Being Human in the Age of Generative AI: Young People's Ethical Concerns about Writing and Living with Machines. Reading Research Quarterly, v. 59, n. 4, p. 632-650, 11 jun. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1002/rrq.552. Acesso em: 11 set. 2024.

HWANG, Y.; LEE, J. H.; SHIN, D. What is prompt literacy? An exploratory study of language learners' development of new literacy skill using generative AI. arXiv preprint, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2311.05373. Acesso em: [22 set. 2024].

IBM. O que é aprendizado de máquina?. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/topics/machine-learning. Acesso em: 08 mai. 2024.

JIANG, Ji. When generative artificial intelligence meets multimodal composition: Rethinking the composition process through an AI-assisted design project. Computers and Composition, v. 74, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compcom.2024.102883. Acesso em: 17 jul. 2025.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacy in the time of artificial intelligence. Reading Research Quarterly, v. 60, n. 1, e591, 23 nov. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1002/rrq.591. Acesso em: 26 jan. 2025.

KREINSEN, M.; SCHULZ, S. Towards the Triad of Digital Literacy, Data Literacy and AI Literacy in Teacher Education – A Discussion in Light of the Accessibility of Novel Generative AI. 2023. EdArXiv Preprints. Disponível em: https://doi.org/10.35542/osf.io/xguzk. Acesso em: 25 jul. 2024.

LEANDER, K. M.; BURRISS, S. K. Critical literacy for a posthuman world: when people read, and become, with machines. British Journal of Educational Technology, [S.l.], v. 0, n. 0.

LONG, D.; MAGERKO, B. What is AI Literacy? Competencies and Design Considerations. In: CHI '20: Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, Honolulu, HI, USA, 25-30 abr. 2020. p. 1-16. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3313831.3376727. Acesso em: 25 jul.2024.

MEYER, J. et al . Using LLMs to bring evidence-based feedback into the classroom: AI-generated feedback increases secondary students’ text revision, motivation, and positive emoticons. Computers and Education: Artificial Intelligence, n. 6, p. 1-10, 2024. Disponível em: [https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100199]. Acesso em: [22 jul. 2024].

McKNIGHT, L.; HICKS, T. Generative AI writing tools: How they work, what they do, and why they matter. In: HICKS, T.; TRUST, T. (Orgs.). What PreK-12 Teachers Should Know About Educational Technology in 2023: A Research-to-Practice Anthology. [S.l.]: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2023. Acesso em: [22 jul. 2024].

MOURA, A. Literacia de prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 6, n. 2, jul.-dez. 2023. Disponível em: DOI: [https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308[. Acesso em [23 set. 2024].

NG, D. T. K et al. Conceptualizing AI Literacy: An Exploratory Review. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 2, p. 100041, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2021.100041. Acesso em: [02 ago. 2024].

OpenAI. ChatGPT: All things about ChatGPT. 2022. Disponível em: https://help.openai.com/en/articles/6783457-what-is-chatgpt. Acesso em: 16 mai. 2023.

PIMENTEL, M.; AZEVEDO, V.; CARVALHO, F. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. Horizontes – Revista da Sociedade Brasileira de Computação, mar. 2023. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/. Acesso em: 17 out. 2024.

PINSKI, M.; BENLIAN, A. AI literacy for users – A comprehensive review and future research directions of learning methods, components, and effects. Computers in Human Behavior: Artificial Humans, v. 2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chbah.2024.100062. Acesso em: 17 jul. 2025.

RIBEIRO, A. E. Letramento Digital: definições impermanentes. In: BRAMBILA, G. (org.). Territórios do letramento. 1. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2024, p.73-88.

SELWYN, N. Preparing for the realities of Artificial Intelligence: a key challenge for education in the 2020s. In: ICT in Education: survey on the use of information and communication technologies in Brazilian schools. São Paulo: CGI.br, 2022. p. 255–260. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/4/20230619145525/ict_in_education_2022_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 14 jul. 2025.

STEELE, J. L. To GPT or not GPT? Empowering our students to learn with AI. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 5, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100160. Acesso em: 17 jul. 2025.

UNESCO. Guidance for generative AI in education and research. 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386693/PDF/386693eng.pdf.multi Acesso em: 25 mar. 2024.

WANG, C. Exploring Students’ Generative AI Assisted Writing Processes: Perceptions and Experiences from Native and Nonnative English Speakers. Technology, Knowledge and Learning, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10758-024-09744-3. Acesso em: 26 jul. 2024.

WARSCHAUER, M. et al. The affordances and contradictions of AI-generated text for writers of English as a second or foreign language. Journal of Second Language Writing, v. 62, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jslw.2023.101071. Acesso em: 10 jul. 2024.

ZHAO, X.; COX, A. A.; CAI, L. ChatGPT and the digitisation of writing. Humanities and Social Sciences Communications, v. 11, p. 1-9, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-024-02904-x. Acesso em: 20 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-03