Poesia, leitura e comunidade virtual de aprendizagem

Simone Assumpção

Resumo


Este estudo busca testar a hipótese de que a poesia encontra, em um ambiente virtual, mais especificamente numa comunidade virtual, um recurso de otimização de suas potencialidades de leitura emancipatória. O processo de leitura – de leitores em formação – pode ser incrementado a partir do uso da tecnologia digital, haja vista a atratividade desse tipo de suporte. Assim sendo, este Projeto busca desenvolver atividades envolvendo a leitura de poemas, utilizando a web como ferramenta; também se propõe a uma reflexão acerca das práticas de leitura. Até o momento, a pesquisa envolveu dois grupos de estudantes, adolescentes da sétima e oitava série do município de Dois Irmãos que utilizaram o Ambiente Virtual de Aprendizagem como instrumento para interação. O foco de discussão é a poesia de Mario Quintana.

Palavras-chave


Poesia digital; Leitura de poemas; Ambiente virtual de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Simone Assumpção

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Texto DigitalUniversidade Federal de Santa CatarinaFlorianópolisSanta Catarina, Brasil. ISSNe 1807-9288

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.