Poesia, leitura e comunidade virtual de aprendizagem

Autores

  • Simone Assumpção Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo busca testar a hipótese de que a poesia encontra, em um ambiente virtual, mais especificamente numa comunidade virtual, um recurso de otimização de suas potencialidades de leitura emancipatória. O processo de leitura – de leitores em formação – pode ser incrementado a partir do uso da tecnologia digital, haja vista a atratividade desse tipo de suporte. Assim sendo, este Projeto busca desenvolver atividades envolvendo a leitura de poemas, utilizando a web como ferramenta; também se propõe a uma reflexão acerca das práticas de leitura. Até o momento, a pesquisa envolveu dois grupos de estudantes, adolescentes da sétima e oitava série do município de Dois Irmãos que utilizaram o Ambiente Virtual de Aprendizagem como instrumento para interação. O foco de discussão é a poesia de Mario Quintana.

Downloads

Publicado

2006-04-28

Edição

Seção

Artigos