Poesia, leitura e comunidade virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este estudo busca testar a hipótese de que a poesia encontra, em um ambiente virtual, mais especificamente numa comunidade virtual, um recurso de otimização de suas potencialidades de leitura emancipatória. O processo de leitura – de leitores em formação – pode ser incrementado a partir do uso da tecnologia digital, haja vista a atratividade desse tipo de suporte. Assim sendo, este Projeto busca desenvolver atividades envolvendo a leitura de poemas, utilizando a web como ferramenta; também se propõe a uma reflexão acerca das práticas de leitura. Até o momento, a pesquisa envolveu dois grupos de estudantes, adolescentes da sétima e oitava série do município de Dois Irmãos que utilizaram o Ambiente Virtual de Aprendizagem como instrumento para interação. O foco de discussão é a poesia de Mario Quintana.Downloads
Publicado
2006-04-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.