Práticas de leitura: a utilização do blog em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O artigo relata os resultados e caminhos teórico-metodológicos da pesquisa intitulada: Práticas de leitura – a utilização do Blog em sala de aula. O objetivo e disponibilizar caminhos ao professor de língua materna para uma prática de leitura mais efetiva, utilizando a tecnologia de forma mediatica nesse processo. A construção de um blog por estudantes do ensino médio possibilitou o desenvolvimento de aulas de leitura com grande potencial dialógico. Discute-se, portanto, de que maneira os gêneros emergentes em contextos digitais contribuem no desenvolvimento de sujeitos leitores e quais as interações possíveis nesse universo de leitura digital. O artigo pontua teoricamente conceitos como cibercultura, hipertexto e gênero digital blog, conceitos relevantes para se pensar uma práxis docente contextualizada e relevante.Downloads
Publicado
2006-11-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.