Práticas de leitura: a utilização do blog em sala de aula

Nívea Rohling da Silva

Resumo


O artigo relata os resultados e caminhos teórico-metodológicos da pesquisa intitulada: Práticas de leitura – a utilização do Blog em sala de aula. O objetivo e disponibilizar caminhos ao professor de língua materna para uma prática de leitura mais efetiva, utilizando a tecnologia de forma mediatica nesse processo. A construção de um blog por estudantes do ensino médio possibilitou o desenvolvimento de aulas de leitura com grande potencial dialógico. Discute-se, portanto, de que maneira os gêneros emergentes em contextos digitais contribuem no desenvolvimento de sujeitos leitores e quais as interações possíveis nesse universo de leitura digital. O artigo pontua teoricamente conceitos como cibercultura, hipertexto e gênero digital blog, conceitos relevantes para se pensar uma práxis docente contextualizada e relevante.

Palavras-chave


Leitura hipertextual; Hipertexto; Cibercultura; Blog

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2008 Nívea Rohling da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Texto DigitalUniversidade Federal de Santa CatarinaFlorianópolisSanta Catarina, Brasil. ISSNe 1807-9288

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.