Práticas de leitura: a utilização do blog em sala de aula

Auteurs

  • Nívea Rohling da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.5007/%25x

Résumé

O artigo relata os resultados e caminhos teórico-metodológicos da pesquisa intitulada: Práticas de leitura – a utilização do Blog em sala de aula. O objetivo e disponibilizar caminhos ao professor de língua materna para uma prática de leitura mais efetiva, utilizando a tecnologia de forma mediatica nesse processo. A construção de um blog por estudantes do ensino médio possibilitou o desenvolvimento de aulas de leitura com grande potencial dialógico. Discute-se, portanto, de que maneira os gêneros emergentes em contextos digitais contribuem no desenvolvimento de sujeitos leitores e quais as interações possíveis nesse universo de leitura digital. O artigo pontua teoricamente conceitos como cibercultura, hipertexto e gênero digital blog, conceitos relevantes para se pensar uma práxis docente contextualizada e relevante.

Biographie de l'auteur

Nívea Rohling da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Lingüística

Téléchargements

Publiée

2006-11-29

Numéro

Rubrique

Articles ou Essais