Práxis na Web: um modelo de referência para o apoio do ensinoaprendizagem de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio brasileiro

Yuri Gomes Cardenas, José Eduardo De Lucca, Wagner Saback Dantas

Resumo


Este artigo descreve um modelo de referência para apoiar o ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio brasileiro considerando as dificuldades atuais de uma tradição escolar ainda deficiente em ambas as disciplinas. O modelo busca um enfrentamento ao problema propondo a construção de uma tradição renovada que assimile os preceitos de uma Cultura Digital e se volte à formação de um sujeito crítico e ciente de sua condição social a partir do poder das comunidades digitais de colaboração na Web e do Software Livre.


Palavras-chave


Educação; Ensino-aprendizagem; Filosofia; Sociologia; Software Livre; Cultura Digital.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2010v6n1p114



Direitos autorais 2010 Yuri Gomes Cardenas, José Eduardo De Lucca, Wagner Saback Dantas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Texto DigitalUniversidade Federal de Santa CatarinaFlorianópolisSanta Catarina, Brasil. ISSNe 1807-9288

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.