Características da leitura em livro eletrônico interativo: uma revisão integrativa

Gabriela de Moraes Damé, Berenice Santos Gonçalves

Resumo


Neste artigo buscou-se elaborar uma análise crítica das informações coletadas a partir de uma revisão integrativa dos termos-chave correlatos à leitura e ao texto em livros eletrônicos interativos. A partir dos referidos termos, presentes em artigos das bases de dados identificadas a partir do Portal Capes de Periódicos, objetivou-se demarcar e sistematizar as descobertas e as pesquisas realizadas nos últimos cinco anos. Assim, a pesquisa foi conduzida a partir da seguinte questão: quais as características do texto e, por consequência, da leitura em livro eletrônico, a partir do ano de 2008, nas três mais relevantes bases de dados encontradas na pesquisa das palavras-chave definidas e revisadas ao longo do processo. A partir dos resultados foi possível obter um panorama da temática enunciada e identificar lacunas para pesquisas futuras. São raros, ainda, os estudos sobre a experiência de leitura no livro eletrônico interativo. As pesquisas encontradas divergem quanto à linguagem da interface, pois a leitura depende da configuração de um mapa cognitivo individual e subjetivo e os estudos sobre, no meio digital, contribuem para o aperfeiçoamento das interfaces de livros.


Palavras-chave


Livro eletrônico; Hipermídia; Leitura; Texto

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p35



Direitos autorais 2013 Gabriela de Moraes Damé, Berenice Santos Gonçalves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Texto DigitalUniversidade Federal de Santa CatarinaFlorianópolisSanta Catarina, Brasil. ISSNe 1807-9288

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.