Características da leitura em livro eletrônico interativo: uma revisão integrativa

Autores

  • Gabriela de Moraes Damé Universidade Federal de Santa Catarina
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p35

Resumo

Neste artigo buscou-se elaborar uma análise crítica das informações coletadas a partir de uma revisão integrativa dos termos-chave correlatos à leitura e ao texto em livros eletrônicos interativos. A partir dos referidos termos, presentes em artigos das bases de dados identificadas a partir do Portal Capes de Periódicos, objetivou-se demarcar e sistematizar as descobertas e as pesquisas realizadas nos últimos cinco anos. Assim, a pesquisa foi conduzida a partir da seguinte questão: quais as características do texto e, por consequência, da leitura em livro eletrônico, a partir do ano de 2008, nas três mais relevantes bases de dados encontradas na pesquisa das palavras-chave definidas e revisadas ao longo do processo. A partir dos resultados foi possível obter um panorama da temática enunciada e identificar lacunas para pesquisas futuras. São raros, ainda, os estudos sobre a experiência de leitura no livro eletrônico interativo. As pesquisas encontradas divergem quanto à linguagem da interface, pois a leitura depende da configuração de um mapa cognitivo individual e subjetivo e os estudos sobre, no meio digital, contribuem para o aperfeiçoamento das interfaces de livros.

Biografia do Autor

Gabriela de Moraes Damé, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Pós Design no departamento de Expressão Gráfica CCE/UFSC

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção. Docente no Departamento de Expressão Gráfica da UFSC

Downloads

Publicado

2013-12-10

Edição

Seção

Artigos