O texto literário digital: experiências de leitura na educação básica

Adair de Aguiar Neitzel, Janete Bridon, Luiz Carlos Neitzel, Maria de Fátima Tonin Lunardi

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas realizadas em escolas públicas de ensino médio de Santa Catarina, ambas com o objetivo de analisar se esses jovens são leitores de textos literários disponíveis em meio digital, especialmente os textos que fazem parte dos acervos das bibliotecas digitais, para identificar qual a concepção de poesia desses estudantes antes e depois de terem contato com a poesia eletrônica, e qual a relação que eles estabeleceram com a literatura quando esta lhes foi apresentada por meio do computador.  A primeira pesquisa foi realizada com 23 estudantes do terceiro ano de uma escola estadual de Barra Velha. A coleta de dados aconteceu em oito encontros de 50 minutos e culminou com um Chat entre os sujeitos de pesquisa e pesquisadores de instituições parceiras. A segunda pesquisa envolveu um grupo de onze alunos do terceiro ano de uma escola estadual de Itajaí. A coleta de dados deu-se por meio de memoriais produzidos pelos sujeitos após vivências com a poesia impressa, visual e eletrônica. Utilizou-se a análise de conteúdo de forma a identificar o repertório dos alunos, suas práticas leitoras e como eles se relacionaram com o texto literário disponível em meio digital. As pesquisas indicaram que essas foram as primeiras oportunidades de leitura de poesias visuais ou eletrônicas para 100% dos participantes. Além disso, pelas suas raras experiências de leitura em meio impresso, nenhum deles foi considerado leitor, apontando para a necessidade de se ampliar programas de formação de leitores também no ensino médio. 

 


Palavras-chave


Poesia eletrônica; Poesia visual; Leitura; Literatura; Formação de leitores

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p52



Direitos autorais 2013 Adair de Aguiar Neitzel, Janete Bridon, Luiz Carlos Neitzel, Maria de Fátima Tonin Lunardi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Texto DigitalUniversidade Federal de Santa CatarinaFlorianópolisSanta Catarina, Brasil. ISSNe 1807-9288

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.