O texto literário digital: experiências de leitura na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p52Abstract
Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas realizadas em escolas públicas de ensino médio de Santa Catarina, ambas com o objetivo de analisar se esses jovens são leitores de textos literários disponíveis em meio digital, especialmente os textos que fazem parte dos acervos das bibliotecas digitais, para identificar qual a concepção de poesia desses estudantes antes e depois de terem contato com a poesia eletrônica, e qual a relação que eles estabeleceram com a literatura quando esta lhes foi apresentada por meio do computador. A primeira pesquisa foi realizada com 23 estudantes do terceiro ano de uma escola estadual de Barra Velha. A coleta de dados aconteceu em oito encontros de 50 minutos e culminou com um Chat entre os sujeitos de pesquisa e pesquisadores de instituições parceiras. A segunda pesquisa envolveu um grupo de onze alunos do terceiro ano de uma escola estadual de Itajaí. A coleta de dados deu-se por meio de memoriais produzidos pelos sujeitos após vivências com a poesia impressa, visual e eletrônica. Utilizou-se a análise de conteúdo de forma a identificar o repertório dos alunos, suas práticas leitoras e como eles se relacionaram com o texto literário disponível em meio digital. As pesquisas indicaram que essas foram as primeiras oportunidades de leitura de poesias visuais ou eletrônicas para 100% dos participantes. Além disso, pelas suas raras experiências de leitura em meio impresso, nenhum deles foi considerado leitor, apontando para a necessidade de se ampliar programas de formação de leitores também no ensino médio.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who have their works published in Texto Digital agree that:
Copyrights remain with the authors, who grant the journal the right of first publishing their submitted manuscripts. All materials published by the journalare under an Attribution 4.0 International - Creative Commons License, which allows them to be shared since authorship and first publication credits are mentioned.
The Attribution 4.0 International - Creative Commons allows the copy and redistribution of the material in any medium or format, as well as its adaptation for any purpose, even commercially.
Authors can take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of their works published by our journal separately (e.g. to publish it in an institutional repository or as a book chapter) with both expressed authorship acknowledgment and Texto Digital’s first publication credit.