O diário na rede: proposta de sequência didática para o gênero blog

Autores

  • Débora Cristina Longo Andrade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n1p24

Palavras-chave:

Educação Linguística, Gênero digital, Sequência Didática

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de propor uma sequência didática que complemente o conteúdo de um material didático voltado a alunos do Ensino Fundamental Ciclo II. Para tanto, iremos nos pautar nos preceitos da Educação Linguística, como área de pesquisa e metodologia de ensino e aprendizagem. Além disso, levaremos em consideração as recomendações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) fazem sobre o trabalho com gêneros textuais e, por fim, enfatizaremos a relevância desse tipo de abordagem, sugerindo, então, uma proposta de sequência didática para o trabalho com o gênero digital blog em sala de aula, conforme descrita por DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2004). Para o desenvolvimento dessa proposta, é essencial a escolha de uma metodologia ativa, com o propósito de estimular e desenvolver a participação autônoma e crítica do aluno frente à linguagem e à sociedade, como também de orientar os docentes a planejar suas aulas por meio desse recurso prático e eficiente, que atende às expectativas atuais de ensino da língua.

Downloads

Publicado

2014-07-16

Edição

Seção

Artigos