O diário na rede: proposta de sequência didática para o gênero blog
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n1p24Résumé
O objetivo deste trabalho é o de propor uma sequência didática que complemente o conteúdo de um material didático voltado a alunos do Ensino Fundamental Ciclo II. Para tanto, iremos nos pautar nos preceitos da Educação Linguística, como área de pesquisa e metodologia de ensino e aprendizagem. Além disso, levaremos em consideração as recomendações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) fazem sobre o trabalho com gêneros textuais e, por fim, enfatizaremos a relevância desse tipo de abordagem, sugerindo, então, uma proposta de sequência didática para o trabalho com o gênero digital blog em sala de aula, conforme descrita por DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2004). Para o desenvolvimento dessa proposta, é essencial a escolha de uma metodologia ativa, com o propósito de estimular e desenvolver a participação autônoma e crítica do aluno frente à linguagem e à sociedade, como também de orientar os docentes a planejar suas aulas por meio desse recurso prático e eficiente, que atende às expectativas atuais de ensino da língua.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.