As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos

Autores

  • Thiago Alonso Hinkel Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p226

Resumo

Neste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica.

Biografia do Autor

Thiago Alonso Hinkel, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Atualmente é Professor do Colégio Cenecista Elias Moreira e Professor do Curso de Idiomas da Universidade da Região de Joinville. è alunos do Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, letramento digital.

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Ministra as seguintes disciplinas: Linguística Geral, Linguística Aplicada à Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, e Alfabetização e Letramento. No Mestrado é responsável pela disciplina Práticas de Letramento do Professor. Atualmente é a Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas envolvendo as questões de letramento e de formação de professores.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Artigos