As contribuições do curso de letras para o letramento digital: o que dizem estudantes e egressos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p226Abstract
Neste texto, temos como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou verificar as atribuições que estudantes davam ao Curso de Letras no que se refere à questão do seu letramento digital. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos um questionário de sondagem e uma entrevista semiestruturada. Dos 45 estudantes que responderam ao questionário foram selecionados 4 ingressantes e 4 concluintes para a realização da entrevista. Fundamentam essa pesquisa, especialmente, TERRA (2013), ROJO (2009, 2013), FREITAS (2010) e COSCARELLI (2009). Como principais resultados destacam-se a percepção de que as práticas digitais estão presentes no dia a dia dos estudantes do Curso de Letras, com destaque à leitura e escrita em tela, e também na sua vida acadêmica. Essa fornece situações que possibilitam uma ampliação de sua gama de práticas digitais, inclusive a noção dos seus usos como ferramenta pedagógica, mesmo o curso não oferecendo uma disciplina específica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who have their works published in Texto Digital agree that:
Copyrights remain with the authors, who grant the journal the right of first publishing their submitted manuscripts. All materials published by the journalare under an Attribution 4.0 International - Creative Commons License, which allows them to be shared since authorship and first publication credits are mentioned.
The Attribution 4.0 International - Creative Commons allows the copy and redistribution of the material in any medium or format, as well as its adaptation for any purpose, even commercially.
Authors can take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of their works published by our journal separately (e.g. to publish it in an institutional repository or as a book chapter) with both expressed authorship acknowledgment and Texto Digital’s first publication credit.