Ideias preliminares sobre as noções de controle e intencionalidade em ambientes complexos de performance
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n1p114Resumo
Neste artigo abordo a questão do controle e da intencionalidade em performances puramente musicais ou que envolvam outras linguagens artísticas e novas tecnologias. Parto de considerações preliminares sobre o assunto relacionando-o aos contextos em que a performance se baseia na interpretação de obras escritas e aos contextos em que a mesma ocorre através da improvisação onde o conceito de obra não é tão relevante. Em seguida relaciono os mesmos temas aos ambientes de improvisação idiomática e às práticas de improvisação livre. Com relação a este aspecto, discorro sobre a questão das memórias coletivas e individuais que condicionam os ambientes de performance, relacionando-a aos conceitos de conhecimento de base e referente. Posteriormente, defino a noção de ambiente complexo de performance como sendo aquele em que vários componentes heterogêneos (inclusive componentes digitais) interagem. Finalizo o texto discutindo de forma preliminar, estes temas através de exemplos de ambientes complexos de performance.Referências
COSTA, Rogério e SCHAUB, Stéphan, Expanding the concepts of knowledge base and referent in the context of collective free improvisation, in Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Editora da Anppom, Natal – 2013.
COSTA, Rogério. Música Errante, o jogo da improvisação livre, Ed. Perspectiva, 2016.
ECO, Umberto, Obra Aberta, Ed. Perspectiva, São Paulo, 1976.
MATURANA, Humberto. De máquinas e seres vivos: autopoiése - a organização do vivo, Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1997.
PRESSING, Jeff. Psychological Constraints on Improvisational Expertise and Communication, in In the course of Performance: Studies in the World of Musical Improvisation. Ed. Bruno Nettl and Melinda Russel Chicago, University of Chicago Press, 1998.
SOLOMOS, Makis. De la Musique au Son : L’émergence du son dans la musique des XXe – XXIe siècles, Paris, Presses Universitaires de Rennes, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.