Vida e arte experimental na trajetória de Wilton Azevedo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n2p87Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre a trajetória do artista, professor e pesquisador Wilton Azevedo desde sua produção nas artes gráficas, onde explorou a materialidade dos pigmentos naturais e papéis artesanais, até sua migração à tecnologia digital, constituindo um processo criativo que valorizou sobretudo a busca por linguagens hibridas. Pioneiro na pesquisa de novas possibilidades criativas, lançou-se no ciberespaço com autoimagem transformada, deixando brotar a poesia numa nova ambiência que renovou profundamente as relações consolidadas entre imagem, texto e som. Em diálogo com pensadores contemporâneos como Manovich, Chartier e Flusser, são levantados alguns conceitos fundamentais à compreensão da obra de Wilton Azevedo, como escritura digital expandida, poesia digital e outros experimentos, além da criação do Lhudi, Laboratório de Humanidades Digitais, que enchia de orgulho o professor-pesquisador. O autorretrato do artista é mostrado como um convite em forma homenagem, sugerindo o aprofundamento na obra deste grande artista.
Referências
AZEVEDO, Wilton. Poética das hipermídias: Uma escritura expandida. Revista Texto Digital, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v. 2, ano 1, p.1-17, 2006.
AZEVEDO, Wilton. Programa Vereda Literária (2000). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l-ymC1qwykw&t=1272s>. Acesso em: 10 outubro 2018.
AZEVEDO, Wilton; SALES, Cristiano A literatura digital e sua escritura expandida: uma reflexão sobre a obra Volta ao fim. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Porto Alegre, ABRALIC, vol. 14, n. 20, p. 49-62. 2012.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.
FLUSSER, Vilém. Pós-História. Vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume, 2011.
GONÇALVES, Claudio C. Babenko. Para uma análise do fenômeno visual. São Paulo: Acadcom Gráfica e Editora, 2005.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC. p. 23-50. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Regina Lara Silveira Mello, Hugo Daniel Rizolli Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
