Metalinguagem como estratégia argumentativa em textos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p209

Resumo

Neste trabalho, o objetivo é analisar o papel de recursos metalinguísticos em textos do “jornal” A Capa, uma página do Facebook caracterizada por textos multimodais, com função de provocar uma reflexão no leitor. Apoiados nas discussões sobre conhecimento linguístico apresentadas por Culioli e Normand (2005), defendemos que a metalinguagem é uma operação racional e consciente sobre a linguagem. Vamos assumir que ela tem relação direta com o argumento de identidade, proposto por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), já que lança mão de definições ou classificações relativas à linguagem. A partir da análise de exemplares d’A Capa, argumentamos que, ali, a metalinguagem, de fato, se configura como uma estratégia argumentativa importante, capaz de direcionar o leitor para a conclusão desejada pelo “jornal sem jornal”.

Biografia do Autor

Roberlei Alves Bertucci, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduado em Letras Português-Inglês pela PUCPR (2004); mestre em Letras (Estudos Lingüísticos) pela UFPR (2007) e doutor em Lingüística pela USP (2011); fez doutorado-sanduíche na Université Paris 8 (2009-2010). Em 2012, desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado na Bar-Ilan University, em Israel. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tem pesquisado e debatido diferentes processos gramaticais (formais) de produção de sentido em línguas naturais, como: sintaxe, semântica e pragmática das línguas naturais, em especial o português brasileiro; descrição e análise linguística nos domínios verbal e nominal, em especial por meio de ferramentas tecnológicas; e aplicação de fundamentos e descobertas linguísticas a ferramentas tecnológicas digitais.

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2019-12-30

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Artigos