O uso da tipografia nas interfaces de jogos: uma leitura multimodal
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n1p266Resumo
Este artigo analisa o uso da tipografia presente nas interfaces de jogos digitais e promove uma análise multimodal com base na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006). Como suporte teórico para este estudo abordamos sobre multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), jogos digitais (GEE, 2003) e tipografia (VAN LEEUWEN, 2006). Com o objetivo de analisar a contribuição da tipografia e da GDV nas interfaces de jogos digitais, investigamos quatro prints de jogos que contenham diálogos entre os participantes durante a jogabilidade. Os jogos selecionados foram Operate Now: Hospital (Spil Games, 2017), Gardenscapes (Playrix, 2016), Matchington Mansion (Firecraft Studios, 2017) e Hometown Romance (Pretty Teen Games, 2018). Com isso, pudemos observar através da tipografia e análise imagética a contribuição dos recursos semióticos e seu potencial comunicativo em jogos, proporcionando uma leitura multimodal e destaca seu poder comunicativo, atribuindo significados a diferentes modos, não apenas ao verbal.
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