O uso da tipografia nas interfaces de jogos: uma leitura multimodal

Autores

  • Cristiana Barbosa Nunes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI
  • Vânia Soares Barbosa Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0002-5816-1064

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n1p266

Resumo

Este artigo analisa o uso da tipografia presente nas interfaces de jogos digitais e promove uma análise multimodal com base na Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006). Como suporte teórico para este estudo abordamos sobre multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), jogos digitais (GEE, 2003) e tipografia (VAN LEEUWEN, 2006). Com o objetivo de analisar a contribuição da tipografia e da GDV nas interfaces de jogos digitais, investigamos quatro prints de jogos que contenham diálogos entre os participantes durante a jogabilidade. Os jogos selecionados foram Operate Now: Hospital (Spil Games, 2017), Gardenscapes (Playrix, 2016), Matchington Mansion (Firecraft Studios, 2017) e Hometown Romance (Pretty Teen Games, 2018). Com isso, pudemos observar através da tipografia e análise imagética a contribuição dos recursos semióticos e seu potencial comunicativo em jogos, proporcionando uma leitura multimodal e destaca seu poder comunicativo, atribuindo significados a diferentes modos, não apenas ao verbal.

 

Biografia do Autor

Cristiana Barbosa Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Mestranda em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (UNINTER).Graduada em Letras/Inglês (UFPI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente no seguinte tema: multimodalidade, multiletramentos e novas tecnologias.

Vânia Soares Barbosa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (2000), graduação em Licenciatura Plena em Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Piauí (2002), mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (2006) doutorado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (2017), com estágio de doutorado sanduíche (CAPES) na Universidade de Birmingham - Inglaterra. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Piauí, lotada na Coordenação de Letras Estrangeiras, membro do Colegiado e do Núcleo Estruturante daquela Coordenação e coordenadora pedagógica do Programa Idiomas sem Fronteiras - NucLi UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, e interesse em ensino, tecnologia e formação de professores, com pesquisas que tratam de cinema e literatura (tradução intersemiótica e intertextualidade) e, mais recentemente, multimodalidade, multiletramentos, letramento visual e leitura de textos multimodais.

Referências

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Publicado

2020-07-31

Edição

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Artigos