Analisando indicadores sobre a recepção de literatura em um ambiente de múltiplos suportes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p130Resumo
A partir de observações de autores como Marshall McLuhan e Sven Birkerts, realizou-se levantamento com estudantes universitários a fim de observar suas formas de contato com obras literárias e observar eventual substituição da leitura por mídias audiovisuais. Os resultados apontaram que em lugar de oposição ou concorrência pôde ser observada uma complementaridade entre os suportes de conteúdo. O indicador primário adotado na pesquisa foi a lista de leituras obrigatórias para a prova de literatura do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Observou-se que vários estudantes empregaram múltiplas formas de apropriação do conteúdo das obras, e foram mesmo observadas estratégias de estudo que conscientemente alternaram mídias a fim de maximizar os resultados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.