Analisando indicadores sobre a recepção de literatura em um ambiente de múltiplos suportes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p130Abstract
A partir de observações de autores como Marshall McLuhan e Sven Birkerts, realizou-se levantamento com estudantes universitários a fim de observar suas formas de contato com obras literárias e observar eventual substituição da leitura por mídias audiovisuais. Os resultados apontaram que em lugar de oposição ou concorrência pôde ser observada uma complementaridade entre os suportes de conteúdo. O indicador primário adotado na pesquisa foi a lista de leituras obrigatórias para a prova de literatura do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Observou-se que vários estudantes empregaram múltiplas formas de apropriação do conteúdo das obras, e foram mesmo observadas estratégias de estudo que conscientemente alternaram mídias a fim de maximizar os resultados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who have their works published in Texto Digital agree that:
Copyrights remain with the authors, who grant the journal the right of first publishing their submitted manuscripts. All materials published by the journalare under an Attribution 4.0 International - Creative Commons License, which allows them to be shared since authorship and first publication credits are mentioned.
The Attribution 4.0 International - Creative Commons allows the copy and redistribution of the material in any medium or format, as well as its adaptation for any purpose, even commercially.
Authors can take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of their works published by our journal separately (e.g. to publish it in an institutional repository or as a book chapter) with both expressed authorship acknowledgment and Texto Digital’s first publication credit.