O diário na rede: proposta de sequência didática para o gênero blog
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n1p24Resumo
O objetivo deste trabalho é o de propor uma sequência didática que complemente o conteúdo de um material didático voltado a alunos do Ensino Fundamental Ciclo II. Para tanto, iremos nos pautar nos preceitos da Educação Linguística, como área de pesquisa e metodologia de ensino e aprendizagem. Além disso, levaremos em consideração as recomendações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) fazem sobre o trabalho com gêneros textuais e, por fim, enfatizaremos a relevância desse tipo de abordagem, sugerindo, então, uma proposta de sequência didática para o trabalho com o gênero digital blog em sala de aula, conforme descrita por DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2004). Para o desenvolvimento dessa proposta, é essencial a escolha de uma metodologia ativa, com o propósito de estimular e desenvolver a participação autônoma e crítica do aluno frente à linguagem e à sociedade, como também de orientar os docentes a planejar suas aulas por meio desse recurso prático e eficiente, que atende às expectativas atuais de ensino da língua.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.