Migrações da literatura infantil: do livro ao ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p146Resumo
Os modos de produção, leitura e circulação do texto sofreram significativas alterações que, no decorrer da história ocidental, provocaram verdadeiras revoluções, especialmente após o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Em consonância com essa revolução, muitos conteúdos literários direcionados ao público infantil têm sido produzidos em suporte eletrônico para circular e ser lido também nesse formato. Diante disso, esta pesquisa pretende investigar manifestações de literatura infantil disponibilizadas na internet gratuitamente, verificando em que aspectos as novas tecnologias de informação e comunicação estão sendo utilizadas para a criação literária. Incialmente será feito um breve histórico da literatura infantil, bem como uma correlação entre ilustração, ludicidade e linguagem da hipermídia, prosseguindo com a análise de alguns sites de escritores já consolidados pela crítica contemporânea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.