Migrações da literatura infantil: do livro ao ciberespaço

Autores/as

  • Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Brasil
  • Pedro Lyra Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Brasil
  • Analice de Oliveira Martins Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p146

Resumen

Os modos de produção, leitura e circulação do texto sofreram significativas alterações que, no decorrer da história ocidental, provocaram verdadeiras revoluções, especialmente após o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Em consonância com essa revolução, muitos conteúdos literários direcionados ao público infantil têm sido produzidos em suporte eletrônico para circular e ser lido também nesse formato. Diante disso, esta pesquisa pretende investigar manifestações de literatura infantil disponibilizadas na internet gratuitamente, verificando em que aspectos as novas tecnologias de informação e comunicação estão sendo utilizadas para a criação literária. Incialmente será feito um breve histórico da literatura infantil, bem como uma correlação entre ilustração, ludicidade e linguagem da hipermídia, prosseguindo com a análise de alguns sites de escritores já consolidados pela crítica contemporânea.

Biografía del autor/a

Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Brasil

Mestranda em Cognição e Linguagem

Pedro Lyra, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Brasil

Pós-Doutorado em Tradução Poética pela SORBONNE.

Analice de Oliveira Martins, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Brasil

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (UENF).
Doutora em Estudos de Literatura pela PUC-RIO, mestre em Literatura Comparada pela UFRJ, licenciada em Letras (Português-Francês) também pela UFRJ.

Publicado

2015-07-30

Número

Sección

Artigos