Coocorrências específicas e representações gráficas: o "novo" tema do programa Hyperbase
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v13n1p31Resumo
O cálculo dos coocorrentes específicos de uma palavra é um dos métodos estatísticos mais populares na Análise de Dados Textuais. O programa Hyperbase introduziu esse conceito com a função “Tema”, que descreve o léxico sobreutilizado na vizinhança de uma forma, de uma estrutura gramatical ou de um lema. Representar essa análise de forma gráfica, porém, é um desafio, pois, mais do que uma simples lista dos coocorrentes específicos, é preciso indicar também a ordem, o desvio e as relações entre cada par de palavras. Com a chegada da versão Web do Hyperbase, propomos agora uma nova abordagem para essa função. O cálculo fica mais aprofundado e passa a identificar a coocorrência de segundo nível. Já a representação gráfica aposta na simplificação da leitura do resultado da análise e na explicação mais precisa dos cálculos subjacentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.