Diário de Mídia
retrato, autorretrato e status
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p240Resumo
Proposta metodológica centrada em acervos imagéticos processualmente conduzidos por um diário de mídia. Revisa a utilização de imagens como técnica de retrato e autorretrato em uma suposta etnografia da mídia. Sugere, assim, que pela memória das experiências tecidas em dispositivos midiáticos, imagens fotográficas, imagens das imagens e imagens gráficas figurem dados qualitativos. Interações iniciadas via funcionalidades imagéticas do WhatsApp são o recorte empírico para aplicação dos diários de mídia. Averigua mensagens hiper instantâneas trocadas pela funcionalidade técnica status durante o carnaval brasileiro. A resistência política e a alegria carnavalesca tematizam estratégias de atração imagética de cenas políticas representacionais. A funcionalidade técnica analisada no diário de mídia reflete o momentum capturador das mimeses de atenção de um simulador jogo face a face midiatizado. Abre reflexões sobre estudos de antropologia da mídia centrada na utilização de imagens e desenhos digitais.
Referências
ALVES, Clarissa Martins; PRADO, Gilbertto; LOPES, Priscilla Gonçalves; GOMEZ, Luiz Salomão Robas. Poéticas na arte, no design na antropologia: uma análise de dois projetos artístico-fotográficos. Texto Digital, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 180–200, 2017.
BAPTISTA, Erica Anita; ROSSINI, Patrícia; DE OLIVEIRA, Vanessa Veiga; STROMER-GALLEY, Jennifer. A circulação da (des) informação política no WhatsApp e no Facebook. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 29–46, 2019.
BARBOSA, Andrea. Fotografia, narrativa e experiência. In: A experiência da imagem na etnografia. [S. l.]: Editora Terceiro Nome, 2016. p. 191. E-book.
BARBOSA, Andrea; DA CUNHA, Edgar Teodoro; HIKEJI, Rose Satiko Gitirana; NOVAES, Sylvia. A experiência da imagem na etnografia. [S. l.]: Editora Terceiro Nome, 2016. E-book.
BARBOSA, Sérgio; MILAN, Stefania. Do not harm in private chat apps: Ethical issues for research on and with WhatsApp. Westminster Papers in Communication and Culture, [S. l.], v. 14, n. 1, 2019.
BRAGA, Joaquim. Corpo, mediação, tecnologia. Introdução ao conceito de importação somática. Corpos, imagens e discursos híbridos, [S. l.], 2016.
BRAGA, Joaquim. Da convergência figurativa entre corpo e imagem. Acta Scientiarum. Language and Culture, [S. l.], v. 41, n. 2, 2019.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Data storytelling e a dadificação de tudo: um gênero bastardo de mãe narrativa e pai banco de dados. In: LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; BUZATO, Marcelo El Khouri (org.). Gênero reloading. Campinas: Pontes Editores, 2018a.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Dadificação, visualização e leitura do mundo: quem fala por nós quando os números falam por si? Revista Linguagem em Foco, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 83–83, 2018b.
CASSIRER, Ernst. Ensaio Sobre o Homem: uma introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre. Vínculos de ancoragens e enquadramentos temáticos: olhares itinerantes às interações midiatizadas em grupo. 2019. 292f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
CAVALCANTE, Fernando Luiz Nobre; HANKE, Michael Manfred. Framing Interaction Anchorage in Mediatized Groups. Eikon, [S. l.], v. 1, n. 7, 2020.
CHAN-OLMSTED, Sylvia; SHAY, Ronen. The emerging mobile media market: Exploring the potential of tablets for media content consumption. Palabra Clave, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 1213–1240, 2014.
CORREA, Denize. Estudos sobre Comunicação e Cibercultura no Brasil: conceitos, tendências e clusters. Razón y Palabra, [S. l.], v. 11, n. 53, 2006.
COSTA, Lara; CARVALHO, Maria Alice. Abram alas para ela passar: Chiquinha Gonzaga e a agência no Rio de Janeiro do século XIX. 2015. Doctoral Thesis - Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://www.cis.puc-rio.br/assets/pdf/PDF_CIS_1463686409_1111655_2015_Lara_Denise_G%C3%B3es_da_Costa.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.
COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. The mediated construction of reality. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2018. E-book.
COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. A Construção mediada da realidade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2020. E-book.
CRISTIANO, Javier L. Habitus e imaginación. Revista mexicana de sociología, [S. l.], v. 73, n. 1, p. 47–72, 2011.
DA ROCHA, Ana Luiza Carvalho; ECKERT, Cornelia. Antropologia em outras linguagens: Considerações para uma etnografia hipertextual. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [S. l.], v. 31, n. 90, p. 71–85, 2016.
DE SOUZA, Maria Clara Paixão. Conceito material de" texto digital": um ensaio. Texto Digital, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 159–187, 2009.
DEL CARMEN PRIETO-TERRONES, Paloma; SANZ-MARTIN, Blanca Elena. La ciberlengua empleada en WhatsApp. Un estudio de actitudes y creencias lingüísticas. Investigación y Ciencia de la Universidad Autónoma de Aguascalientes, [S. l.], n. 78, p. 74–84, 2019.
DENZIN, Norman K.; KELLER, Charles M. Frame analysis reconsidered. [S. l.], v. 10, n. 1, p. 9, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2067803
EDWARDS, Elizabeth. Rastreando a fotografia. In: A experiência da imagem na etnografia. [S. l.]: Terceiro Nome. São Paulo, 2016. p. 153–190. E-book.
ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Galáxia, [S. l.], n. 14, p. 29–46, 2007.
FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. [S. l.]: Martins Fontes, 2003. E-book.
FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. Etnografia e hipermídia: a cidade como hipertexto e as redes de relações nas ruas em Niterói/RJ. A experiência da imagem na etnografia, [S. l.], p. 307, 2016.
Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: HUCITEC, 1985.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
GÂNDARA, Paula. A Contextual Approach to Mariza Lira’s Chiquinha Gonzaga, O Abre Alas. Mulheres e a Literatura Brasileira, [S. l.], p. 120, [s. d.].
GIRALDO, Camilo. La dicotomía difusa contra la dicotomía tradicional oral/escrito. La escritura por WhatsApp. Praxis & Saber, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 239–258, 2018.
GOLDENBERG. Mirian. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ª edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004
GOFFMAN, Erving. Interaction ritual: Essays in face to face behavior. [S. l.]: AldineTransaction, 2005. E-book.
GUERREIRO, Anderson; SOARES, Neiva Maria Machado. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 185–208, 2016.
HANKE, Michael. Comunicação e Lebenswelt, racionalidade e experiência estética: uma discussão interdisciplinar com autores pragmatistas a partir de considerações de Vilém Flusser. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25, 2016, [Goiânia]. Trabalho apresentado no GT COMUNICAÇÃO E CULTURA. [Goiânia]: Compós, 2016. p. 1 - 18. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/comautoria_3304.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020.
HEPP, Andreas. Deep Mediatization: Key Ideas in Media & Cultural Studies. [S. l.]: Routledge, 2019. E-book.
HEPP, Andreas; HASEBRINK, Uwe. Human interaction and communicative figurations: The transformation of mediatized cultures and societies. Mediatization of communication, [S. l.], p. 249–272, 2014.
JENSEN, Klaus Bruhn. A Handbook of Media and Communication Research Qualitative and quantitative methodologies. London: Routledge, 2002.
MADIANOU, Mirca. Smartphones as polymedia. Journal of Computer-Mediated Communication, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 667–680, 2014.
MAGALHÃES, Nara Maria Emanuelli. Cultura brasileira e televisão–uma trajetória de debates e desafios atuais. Ilha Revista de Antropologia, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 37–57, 2008.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
OROZCO, Guillermo; GONZÁLEZ, Rodrigo. Una coartada metodológica. Abordajes cualitativas en la investigación en comunicación, medios y audiencias. México: Tintable, 2012.
PARKER, Richard G. Bodies and pleasures: On the construction of erotic meanings in contemporary Brazil. Anthropology and Humanism Quarterly, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 58–64, 1989.
PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad, Postdata, Vuelta a El laberinto de la Soledad. 3ª ed. México: FCE, 2004.
PRIMO, Alex Teixeira; VALIATI, Vanessa; LUPINACCI, Ludmila; BARROS, Laura. Conversações fluidas na cibercultura. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017.
ROCHA, Ewelter. Por uma poética da cultura: a estética do sagrado em Juazeiro do Norte. Revista do Colóquio, [S. l.], n. 8, p. 105–122, 2015.
RODRÍGUEZ, María Graciela. Del mediocentrismo a un mirar antropológico sobre los medios. RevCom, [S. l.], 2019.
ROMELE, Alberto. The datafication of the worldview. AI & Soc, [S. l.], 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00146-020-00989-x
ROSENHAN, David L. On Being Sane In Insane Places. 179. ed. Washington, Dc: Aaas, 1973. 16 p. (Science). Disponível em: http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic625827.files/On_Being_Sane_In_Insane_Places-1.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020.
ROSSINI, Patrícia; STROMER-GALLEY, Jennifer; BAPTISTA, Erica Anita; VEIGA DE OLIVEIRA, Vanessa. Dysfunctional information sharing on WhatsApp and Facebook: The role of political talk, cross-cutting exposure and social corrections. New Media & Society, [S. l.], p. 1461444820928059, 2020.
TERRAZA, Cristiane Herres; TRAVASSOS, Lorena. O tempo do espectador: a fruição da imagem em movimento no espaço do museu. Galáxia (São Paulo), [S. l.], n. 37, p. 120–134, 2018.
TOSTA, Antonio Luciano. Resistance and citizenship in the songs of Ile Aiye and Olodum. Afro-Hispanic Review, [S. l.], p. 175–194, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernando Luiz Nobre Cavalcante
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.