Crítica Genética e documentos obtidos no Instagram

estudo de caso a partir do perfil da artista Ana Elisa Egreja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e77417

Resumo

Artistas brasileiros têm usado suas redes sociais digitais para compartilhar, além de imagens de seus trabalhos, muitas vezes, também, registros dos respectivos processos criativos. Posto que a Crítica Genética investiga as obras de arte a partir de sua gênese, através de documentos gerados durante e após seus processos criativos, o presente artigo aborda a possibilidade do crítico genético valer-se de imagens e textos compartilhados publicamente pelos próprios artistas em seus perfis na rede social Instagram, tratando-os como documentos passíveis de serem considerados dentro de metodologias próprias da Crítica Genética - entendida a partir dos estudos de Cecília Salles - e analisados com base na Fenomenologia e na Semiótica Geral de Charles S. Peirce - conforme revista por Lucia Santaella. Apresentam-se considerações sobre o perfil de Instagram de 20 pintores contemporâneos brasileiros e o estudo de caso mais aprofundado do perfil da pintora Ana Elisa Egreja, a partir do qual investiga-se o papel da fotografia no processo criativo da pintura Banheiro rosa com polvos.

 

Biografia do Autor

Priscilla de Paula Pessoa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Bacharel em Artes Visuais, mestre em Estudos de Linguagens e doutoranda em Estudos de Linguagens (UFMS). É professora adjunta nos cursos de Artes Visuais/UFMS, nas áreas de História da Arte e Pintura, com pesquisa sobre processos criativos na pintura.

Eluíza Bortolotto Ghizzi, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Arquiteta, doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP), docente no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da FAALC/UFMS, membro do Centro de Estudos de Pragmatismo(PUCSP/CNPq).

Referências

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

EGREJA, Ana Elisa. [Uso de imagens em artigo para publicação]. Instagram: @anaelisaegreja. 25 jul. de 2020. 22:30. 1 mensagem de Instagram.

EGREJA, Ana Elisa. Postagem no feed em 15 de dezembro de 2017. São Paulo, 15 dez. 2017b. Instagram: @anaelisaegreja. Disponível em: https://www.instagram.com/anaelisaegreja/?hl=pt-br. Acesso em: 23 set. 2019.

EGREJA, Ana Elisa. Postagem no feed em 17 de abril de 2017. São Paulo, 17 abr. 2017. Instagram: @anaelisaegreja. Disponível em: https://www.instagram.com/anaelisaegreja/?hl=pt-br. Acesso em: 23 set. 2019.

EGREJA, Ana Elisa. Postagem nos stories em 16 de agosto de 2020. São Paulo, 16 ago. 2020a. Instagram: @anaelisaegreja. Disponível em: https://www.instagram.com/anaelisaegreja/?hl=pt-br. Acesso em: 16 ago. 2020.

EGREJA, Ana Elisa. Postagem 1 nos stories em 27 de bril de 2020. São Paulo, 27 abr. 2020b. Instagram: @anaelisaegreja. Disponível em: https://www.instagram.com/anaelisaegreja/?hl=pt-br. Acesso em: 27 abr. 2020.

EGREJA, Ana Elisa. Postagem 2 nos stories em 27 de bril de 2020. São Paulo, 27 abr. 2020b. Instagram: @anaelisaegreja. Disponível em: https://www.instagram.com/anaelisaegreja/?hl=pt-br. Acesso em: 27 abr. 2020.

GALERIA LEME. Ana Elisa Egreja. 2020. Disponível em: http://galerialeme.com/artist/ana-elisa-egreja-2/. Acesso em: 08 set. 2020. Página da artista representada.

GRÉSILLON, Almuth. Alguns pontos sobre a história da Crítica Genética. Estudos Avançados. São Paulo, USP, 1991.

IBRI, Ivo Assad. Kósmos noetós: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Paulus, 2015.

JUSBRASIL. Cyberstalking. 2019. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/27234202/cyberstalking. Acesso em: 11 ago. 2020.

LEMOS, André. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes. Revista comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, n.10. p.23-40, 2007.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Coleção Cibercultura. Porto Alegre. Sulina. 2009.

SALLES, Cecília. Arquivos nos processos de criação contemporâneos. In: 21º Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Anais. Rio de Janeiro, RJ. 2012. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2012/. Acesso em: 05 jul. 2020, p. 750 -762.

SALLES, Cecília. Crítica Genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008a.

SALLES, Cecília. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2008b.

SALLES, Cecília. A complexidade dos processos de criação em equipe. 2016. 167 p. Relatório (Pós-Doutorado) - Escola De Comunicações e Artes. Universidade De São Paulo. São Paulo, SP.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2011.

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: semiose e autogeração. São Paulo: Ática, 1995.

SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 1998.

STATISTA. Instagram - Statistics & Facts. 2020. Disponível em: https://www.statista.com/topics/1882/instagram/. Acesso em: 8 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-10