Memória experimental ou diário de poucas palavras de Nanni Moretti
a autobiografia do homem mascarado no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p223Resumo
Em 2017, após vencer pela segunda vez um linfoma de Hodgkin, Nanni Moretti rodou um curta-metragem protagonizando situações diferentes vestindo uma máscara para radioterapia. Partimos da natureza autobiográfica do curta e analisamos sua realização e divulgação no Instagram, levando em conta as relações com a filmografia do diretor, na qual Caro diário (1993) é o longa que assinala um momento importante e consagra o formato episódico, a confissão, a deambulação do protagonista em Roma e a reflexão sobre as manifestações do artista e do intelectual. Investigamos a ressignificação dessas bases no curta cujo protagonista é um homem sem rosto que parece não causar estranhamento em situações diferentes que compõem seis episódios. Exploramos pontos de diálogo entre os formatos tradicionais da imagem e as possibilidades atuais do imaginário por meio da naturalidade aparente, da relação com a memória, do exercício da profissão, da fragilidade do corpo, levados ao limite.Referências
MARCUS, Millicent. Caro Diario and the Cinematic Body of Nanni Moretti. Italica, vol. 73, no. 2, 1996, pp. 233–247. Disponível em www.jstor.org/stable/479365 Acessado em 07 Sept. 2020.
APRILE. Direção: Nanni Moretti. Itália: 1998. (78 min).
BETELLA, Gabriela Kvacek. A passagem do eu ao outro: relações entre a primeira e a terceira pessoa no cinema de Nanni Moretti. Anais do XV Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro: UERJ/ABRALIC, 2017, p. 4137-4144 , v. 3.
BETELLA, Gabriela Kvacek. A intersecção dos planos de Nanni Moretti. Domínios da Imagem, Londrina, v. 12, n. 22, p. 5-21, jan./jun. 2018.
BRUNETTA, Gian Piero. Cent’anni di cinema italiano. Vol. 2: Dal 1945 ai nostri giorni. Bari: Laterza, 2004.
CARO DIARIO. Direção: Nanni Moretti. Itália: 1993 (96 min).
FABRIS, Mariarosaria. O cinema italiano contemporâneo. In: BAPTISTA, Mauro e MASCARELLO, Fernando. (org.). Cinema mundial contemporâneo. Campinas: Papirus, 2008, p. 91-106.
GUSDORF, Georges. Conditions and Limits of Autobiography. In: OLNEY, James. Autobiography: Essays Theoretical and Critical. Princeton, Princeton University Press, 1980.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 2. ed. Campinas: Papirus, 2016.
MORETTI, Nanni. Autobiografia dell’uomo mascherato. Un cortometraggio in 6 parti. Prima parte: la città. Instagram. 23 fev 2020. https://www.instagram.com/p/B86GORZorKa/?utm_source=ig_web_copy_link
MORETTI, Nanni. Autobiografia dell’uomo mascherato. Un cortometraggio in 6 parti. Seconda parte: Il trasloco. Instagram. 01 mar 2020. https://www.instagram.com/p/B9MSbPPK-Ad/?utm_source=ig_web_copy_link
MORETTI, Nanni. Autobiografia dell’uomo mascherato. Un cortometraggio in 6 parti. Terza parte: le prove. Instagram. 15 mar 2020. https://www.instagram.com/p/B9wti3Sq2vD/?utm_source=ig_web_copy_link
MORETTI, Nanni. Autobiografia dell’uomo mascherato. Un cortometraggio in 6 parti. Quarta parte: il dibattito. Instagram. 15 mar 2020. https://www.instagram.com/p/B9xQKCyqfge/?utm_source=ig_web_copy_link
MORETTI, Nanni. Autobiografia dell’uomo mascherato. Un cortometraggio in 6 parti. Quinta parte: il ballo. Instagram. 22 mar 2020. https://www.instagram.com/p/B-CnC2-KvyY/?utm_source=ig_web_copy_link
MORETTI, Nanni. Autobiografia dell’uomo mascherato. Un cortometraggio in 6 parti. Sesta parte: il finale. Instagram. 29 mar 2020. https://www.instagram.com/p/B-UtbS2qAXa/?utm_source=ig_web_copy_link
MORETTI, Nanni. La sconfitta. In: APRÀ, Adriano; SILVESTRI, Silvana; UNGARI, Enzo; BRUNATTO, Paolo; RUMMA, Elio. Dimensione Super8. Quaderno del Filmstudio, Stampa Centro Grafico GPR, 1975, p. 95.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriela Kvacek Betella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.