Construções Imaginadas: a estética da intervenção digital

Autores

  • Denize Correa Araujo Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p157

Palavras-chave:

Imagens Virtuais, Hiper-realidade, Pós-midia

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da intervenção digital, tendo como corpus imagens de três filmes com construções criativas, de persuasão e sedução, criando ilusões virtuais:  SimOne (Andrew Niccol, 2002),The App (Elisa Fukasa, 2019) e Her (Spike Jonze, 2013). O protagonista de The App é induzido a acreditar que está falando com alguém intrigante; o de Her, apesar de aceitar a virtualidade, deve admitir o fim de sua experiência digital. Em SimOne, a invenção da imagem da atriz convence espectadores, mas por tempo limitado. Apresento como relevantes os conceitos de Peter Weibel (2005) de “post-media computer possibilities”, que Lev Manovich (2001) denomina de “post-media aesthetics”, mas sugiro outra possibilidade, ao aplicar o conceito de “estética da hipervenção”, “hiper” embasado na hiper-realidade de Baudrillard e “venção” como invenção/intervenção digital. A metodologia de base adotada para a análise é a dialética de Hans-Georg Gadamer.

Palavras-chave:

Estética da Hipervenção. Hiper-realidade. Imagens Virtuais.  Pós-mídia. Tecnologias Digitais 

Biografia do Autor

Denize Correa Araujo, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

PhD em Literatura Comparada, Cinema e Artes - Univ of California, Riverside, USA; Pós Doutorado em Cinema e Artes Univ do Algarve, Portugal Docente do PPGCom UTP Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual Coordenadora do GT Imagem e Imaginários Midiáticos - Compós; Chair do GT Visual Culture IAMCR

Referências

ARAUJO, Denize C. Imagens Revisitadas: ensaios sobre a estética da hipervenção. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulação. 1. ed. Lisboa: Relógio d´água, 1991.

BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. 1. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991a.

BAUDRILLARD, Jean. A Troca Impossível. Paris: Ed. Galilée, 1999.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1955.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação. In: PARENTE, André. Imagem Máquina. São Paulo: Ed. 34, 2001.

COUCHOT, Edmond; PARENTE, André. Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

GRAU, Oliver. Arte visual: da ilusão à imersão. São Paulo: Ed. UNESP, 2007.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Editora Papirus, 1990.

MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: the extensions of man. New York: McGraw-Hill, 1964.

MANOVICH, Lev. A Interação como efeito estético. Lumina, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/download/20988/11363. Acesso em: 20 abr. 2020.

MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: LEÃO, Lucia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac, 2005.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: The MIT Press, 2001.

PARENTE, André. Ensaios sobre o cinema do simulacro. Rio de Janeiro: Ed. Pazulin, 1998.

TURCKE, Christoph. Filosofia do sonho. Rio Grande do Sul: Ijuí: Ed. Da Unijuí, 2010b.

WEIBEL, Peter. The World as Interface: toward the construction of context controlled event-worlds. In: DRUCKREY, Timothy (org.). Electronic Culture: technology and visual representation. New York: Aperture,1996.

WEIBEL, Peter. Teoria narrada: projeção múltipla e narração múltipla. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio. São Paulo: Senac, 2003.

WEIBEL, Peter. The Post-Medial Condition. Arte ConTexto, n. 6, 2005.

WEIBEL, Peter. The Post Media Condition, 2012. Disponível em: https://www.metamute.org/editorial/lab/post-media-condition. Acesso em: 20 abr. 2020.

HER. Direção: Spike Jonze. Canada, 2013.

SIMONE. Direção: Andrew Niccol. Estados Unidos da América, 2002.

THE APP. Direção: Elisa Fukasa. Itália, 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-22