De “Cavalo Dinheiro” a “Vitalina Varela”

a imagem-sonora

Autores

  • Edmundo José Neves Cordeiro Universidade Lusófona, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p309

Palavras-chave:

Imagem-sonora, Forma Humana, Forma Política, Pedro Costa

Resumo

Resumo: Há toda uma série de coincidências e choques entre o passado e o presente em Cavalo Dinheiro (Pedro Costa, 2014) que emergem na forma de glossolalia, com vozes que transportam memórias de todo o lado, de todo o tempo. Em Vitalina Varela (Pedro Costa, 2019), aí é a voz de Vitalina (Vitalina é agora a pessoa e a ‘personagem’ do filme, uma cabo-verdiana que chega a Portugal dias depois do funeral do seu marido) que se imprime através do filme, e que lhe muda decisivamente o sentido quando conta uma história (uma longa história, como são sempre as histórias da experiência). Há uma diferença entre os seus sussurros em Cavalo Dinheiro e aqui, no filme que tem o seu nome.

 

É nossa intenção descrever estes filmes tirando consequências do conceito de “imagem-sonora” apresentado em A Imagem-Tempo, de Gilles Deleuze. É um conceito que tem em vista uma separação, uma disjunção, ou uma sobreposição estratigráfica entre ver, ou ouvir, e falar — “os exemplos mais completos da disjunção ver-falar podem ser encontrados no cinema” — que julgamos estar no centro da política e da estética de Pedro Costa.

 

Palavras-chave: Imagem-sonora. Forma humana. Forma política. Pedro Costa.

Biografia do Autor

Edmundo José Neves Cordeiro, Universidade Lusófona, Lisboa

Edmundo Cordeiro is Associate Professor and currently Professor of Theory and Aesthetics of film.

He holds a Ph.D. in Communications Sciences and did post-doctoral studies on the work of Canadian and Portuguese filmmakers, namely Pierre Perrault and Pedro Costa.

Among other publications, he is the author of «Actos de Cinema» [Acts of Cinema], on the film aesthetics of the French philosopher Gilles Deleuze, and of the book «Pedro Costa e Pierre Perrault».

Edmundo Cordeiro directed the film «Todas as Cartas de Rimbaud» [‘All Rimbaud’s Letters’] (about the Portuguese philosopher Maria Filomena Molder, premiered at Doclisboa’17), and was script-doctor of the fiction film «O Capacete Dourado» [‘The Golden Helmet’], screenwriter of «Na Escola» [‘At School’], «O Rebocador» [‘The Tow Truck Driver’], and «Amor Amor» [‘Love Love’], all directed by Jorge Cramez (2007, 2010, 2014 and 2016). Presently, he works on the film projects «Tentação, Cabeça e Coração» [‘Temptation, Head and Heart’], «Rebuçados Venezianos» [‘Venetian Candy’].

Referências

DELEUZE, Gilles. Cinéma 2. L’image-temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

VITALINA Varela. Direção: Pedro Costa. Portugal, 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-22