De “Cavalo Dinheiro” a “Vitalina Varela”

a imagem-sonora

Autores/as

  • Edmundo José Neves Cordeiro Universidade Lusófona, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p309

Resumen

Resumo: Há toda uma série de coincidências e choques entre o passado e o presente em Cavalo Dinheiro (Pedro Costa, 2014) que emergem na forma de glossolalia, com vozes que transportam memórias de todo o lado, de todo o tempo. Em Vitalina Varela (Pedro Costa, 2019), aí é a voz de Vitalina (Vitalina é agora a pessoa e a ‘personagem’ do filme, uma cabo-verdiana que chega a Portugal dias depois do funeral do seu marido) que se imprime através do filme, e que lhe muda decisivamente o sentido quando conta uma história (uma longa história, como são sempre as histórias da experiência). Há uma diferença entre os seus sussurros em Cavalo Dinheiro e aqui, no filme que tem o seu nome.

 

É nossa intenção descrever estes filmes tirando consequências do conceito de “imagem-sonora” apresentado em A Imagem-Tempo, de Gilles Deleuze. É um conceito que tem em vista uma separação, uma disjunção, ou uma sobreposição estratigráfica entre ver, ou ouvir, e falar — “os exemplos mais completos da disjunção ver-falar podem ser encontrados no cinema” — que julgamos estar no centro da política e da estética de Pedro Costa.

 

Palavras-chave: Imagem-sonora. Forma humana. Forma política. Pedro Costa.

Biografía del autor/a

Edmundo José Neves Cordeiro, Universidade Lusófona, Lisboa

Edmundo Cordeiro is Associate Professor and currently Professor of Theory and Aesthetics of film.

He holds a Ph.D. in Communications Sciences and did post-doctoral studies on the work of Canadian and Portuguese filmmakers, namely Pierre Perrault and Pedro Costa.

Among other publications, he is the author of «Actos de Cinema» [Acts of Cinema], on the film aesthetics of the French philosopher Gilles Deleuze, and of the book «Pedro Costa e Pierre Perrault».

Edmundo Cordeiro directed the film «Todas as Cartas de Rimbaud» [‘All Rimbaud’s Letters’] (about the Portuguese philosopher Maria Filomena Molder, premiered at Doclisboa’17), and was script-doctor of the fiction film «O Capacete Dourado» [‘The Golden Helmet’], screenwriter of «Na Escola» [‘At School’], «O Rebocador» [‘The Tow Truck Driver’], and «Amor Amor» [‘Love Love’], all directed by Jorge Cramez (2007, 2010, 2014 and 2016). Presently, he works on the film projects «Tentação, Cabeça e Coração» [‘Temptation, Head and Heart’], «Rebuçados Venezianos» [‘Venetian Candy’].

Citas

DELEUZE, Gilles. Cinéma 2. L’image-temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

VITALINA Varela. Direção: Pedro Costa. Portugal, 2019.

Publicado

2020-12-22