A projeção mural multimédia como formação cultural e democrática no espaço público
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p194Palavras-chave:
Arte, Saúde MentalResumo
A projeção mural multimédia é hoje comumente utilizada para fins puramente publicitários ou lúdicos, de entretinimento, no âmbito de eventos que convoquem grandes aglomerados de públicos, sendo menos usual os fins culturais e educacionais. Neste artigo vamos apresentar, analisar e discutir o recurso à projeção mural multimédia em espaços públicos, com objetivos educacionais, formação cultural e de interpelação artística, tomando como tema do conteúdo projetado a própria arte contemporânea e o pensamento crítico que lhe está associado. O artigo toma como base de reflexão os cenários de arte experimental do projeto "+ PROJECTION AC - Projeção da arte contemporânea no espaço público” e suas múltiplas instanciações em diversos locais onde a projeção mural multimédia foi colocada em prática.
Referências
BACON, Francis (1597). Meditationes Sacrae. Londini. : Excusum impensis Humfredi Hooper. 1597. English essays. 1800, Early English Books Online. eBook . Número da OCLC:766939025
BENJAMIN, Walter (1936). La Obra de Arte en la Era de su Reproductibilidad Técnica, ensayo, segunda versión del texto originalmente escrito en 1936 y publicada en 1955, p. 70/113
CABRITA, Pedro (2014). A Arte Contemporânea. Programa S/Titulo, Episodio 1, Entrevista de 2014, transmitido el 16 de Septiembre 2016, en el canal de televisión RTP 2. disponible: http://www.rtp.pt/play/p2827/e250928/s-titulo.
DEUTSCHE, Rosalyn (1992). Art and Space: Questions of Democracy. Publicado por la Duke University Press 1992 ISSN: 01642472 p.34-53
DIKOVITSKAYA, Margaret (2005). Visual Culture: The Study of the Visual after the Cultural Turn. ISBN: 0-262-04224- X, Massachusetts Institute of Technology, 2005.
FERNANDES-MARCOS, Adérito (2017). Computer artefact: the crucial element in artistic practice in digital art and culture. Revista “Lusófona de Estudos Culturais”. ISSN 2183-0886. Vol. 3, n. 2, 149–166, 2017, disponible: http://hdl.handle.net/10400.2/6773
HOBBES, Thomas. (1655) De Corpore - Elementorum philosophiae sectio prima De corpore . Colección: Bibliotheque Des Textes Philosophiques 2002, Francia, ISBN: 9782711621323
MACHADO, Aquilino y ANDRÉ, Isabel. (2012) Espaço Público e Criatividade Urbana - O Caso do Marais em Paris, Finisterra, XLVII, 94, 2012, p. 119-136
MORA, Francisco. (2018) Somos lo que la educación hace de nosotros. Del programa "Aprendamos Juntos" del "BBVA" y "El País", de España, disponible: https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/que-es-la-neuroeducacion-francisco-mora/ https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=ETagN9TDZJI&feature=emb_logo
NASCIMENTO, Erinaldo (2005). A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens – 2005, publicado en 2012, “Sala de lectura”. Originalmente publicado en la edición nº 42, Julio de 2006, del Boletín “Arte na Escola”
NETO, Alfredo (2007). Foucault e a Educação, Editora Autêntica, Brasil 2007, ISBN 9788575261057.
ROBB, Graham (1999). Victor Hugo (Biografía). Ed. W.W. Norton & Company, 1999, ISBN: 0393318990, 9780393318999
SANTAELLA, Lucia (2008). Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus. 2008
SANTAELLA, Lucia (2013). Comunicação ubiqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: E. Paulus. 2013
URRUTIA, Hernando (2018). + Projection AC Artefact of video projection of contemporary art in the public space, articulo, publicado en el libro “ARTeFACTo2018 - PROCEEDINGS” (Actas – 1st International Conference of Transdisciplinary Studies), ISBN: 978-989-99370-7-9, Noviembre de 2018, Lisboa – Portugal p. 112-118
VARDA, Agnès. (2019) Varda por Agnès. Documentario autobiográfico, escrito, realizado y coproducido por Varda Agnès, con Coproducción de Cine Tamaris y Arte France, con apoyo de: "Canal Arte", "MoMA", "Foundation Cartier - pour l'art contemporain" "Cine +", "MKzfilus" "NBB", "Scarlett", "Kerin". 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Adérito Fernandes-Marcos, Pilar Perez, Adérito Fernandes-Marcos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.