A projeção mural multimédia como formação cultural e democrática no espaço público
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p194Mots-clés :
Arte, Saúde MentalRésumé
A projeção mural multimédia é hoje comumente utilizada para fins puramente publicitários ou lúdicos, de entretinimento, no âmbito de eventos que convoquem grandes aglomerados de públicos, sendo menos usual os fins culturais e educacionais. Neste artigo vamos apresentar, analisar e discutir o recurso à projeção mural multimédia em espaços públicos, com objetivos educacionais, formação cultural e de interpelação artística, tomando como tema do conteúdo projetado a própria arte contemporânea e o pensamento crítico que lhe está associado. O artigo toma como base de reflexão os cenários de arte experimental do projeto "+ PROJECTION AC - Projeção da arte contemporânea no espaço público” e suas múltiplas instanciações em diversos locais onde a projeção mural multimédia foi colocada em prática.
Références
BACON, Francis (1597). Meditationes Sacrae. Londini. : Excusum impensis Humfredi Hooper. 1597. English essays. 1800, Early English Books Online. eBook . Número da OCLC:766939025
BENJAMIN, Walter (1936). La Obra de Arte en la Era de su Reproductibilidad Técnica, ensayo, segunda versión del texto originalmente escrito en 1936 y publicada en 1955, p. 70/113
CABRITA, Pedro (2014). A Arte Contemporânea. Programa S/Titulo, Episodio 1, Entrevista de 2014, transmitido el 16 de Septiembre 2016, en el canal de televisión RTP 2. disponible: http://www.rtp.pt/play/p2827/e250928/s-titulo.
DEUTSCHE, Rosalyn (1992). Art and Space: Questions of Democracy. Publicado por la Duke University Press 1992 ISSN: 01642472 p.34-53
DIKOVITSKAYA, Margaret (2005). Visual Culture: The Study of the Visual after the Cultural Turn. ISBN: 0-262-04224- X, Massachusetts Institute of Technology, 2005.
FERNANDES-MARCOS, Adérito (2017). Computer artefact: the crucial element in artistic practice in digital art and culture. Revista “Lusófona de Estudos Culturais”. ISSN 2183-0886. Vol. 3, n. 2, 149–166, 2017, disponible: http://hdl.handle.net/10400.2/6773
HOBBES, Thomas. (1655) De Corpore - Elementorum philosophiae sectio prima De corpore . Colección: Bibliotheque Des Textes Philosophiques 2002, Francia, ISBN: 9782711621323
MACHADO, Aquilino y ANDRÉ, Isabel. (2012) Espaço Público e Criatividade Urbana - O Caso do Marais em Paris, Finisterra, XLVII, 94, 2012, p. 119-136
MORA, Francisco. (2018) Somos lo que la educación hace de nosotros. Del programa "Aprendamos Juntos" del "BBVA" y "El País", de España, disponible: https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/que-es-la-neuroeducacion-francisco-mora/ https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=ETagN9TDZJI&feature=emb_logo
NASCIMENTO, Erinaldo (2005). A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens – 2005, publicado en 2012, “Sala de lectura”. Originalmente publicado en la edición nº 42, Julio de 2006, del Boletín “Arte na Escola”
NETO, Alfredo (2007). Foucault e a Educação, Editora Autêntica, Brasil 2007, ISBN 9788575261057.
ROBB, Graham (1999). Victor Hugo (Biografía). Ed. W.W. Norton & Company, 1999, ISBN: 0393318990, 9780393318999
SANTAELLA, Lucia (2008). Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus. 2008
SANTAELLA, Lucia (2013). Comunicação ubiqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: E. Paulus. 2013
URRUTIA, Hernando (2018). + Projection AC Artefact of video projection of contemporary art in the public space, articulo, publicado en el libro “ARTeFACTo2018 - PROCEEDINGS” (Actas – 1st International Conference of Transdisciplinary Studies), ISBN: 978-989-99370-7-9, Noviembre de 2018, Lisboa – Portugal p. 112-118
VARDA, Agnès. (2019) Varda por Agnès. Documentario autobiográfico, escrito, realizado y coproducido por Varda Agnès, con Coproducción de Cine Tamaris y Arte France, con apoyo de: "Canal Arte", "MoMA", "Foundation Cartier - pour l'art contemporain" "Cine +", "MKzfilus" "NBB", "Scarlett", "Kerin". 2019
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Adérito Fernandes-Marcos, Pilar Perez, Adérito Fernandes-Marcos 2020
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.