A produção de sentidos da imagem do jacaré em memes pró-vacina

uma análise multimodal na perspectiva da semiótica social

Autores

  • Klausney Muniz Sampaio Universidade Estadual do Ceará
  • Antonia Dilamar Araujo Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81330

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a produção de sentidos e as influências das três metafunções da Gramática do Design Visual, proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2006, 2020), em três memes coletados da internet, cuja temática perpassa o evento público em que o presidente de República Jair Bolsonaro promove críticas às vacinas contra a Covid-19. Sabendo do impacto deste gênero de caráter humorístico e sobretudo de viés político e ideológico, nossa proposta de investigação abrange as sucessivas representações atribuídas ao animal jacaré nos memes após a repercussão motivada pelo discurso da autoridade nas mídias. Em nossas análises, adotamos os pressupostos da multimodalidade por meio da abordagem teórico-metodológico da GDV considerando as metafunções representacional, interativa e composicional para averiguar como os significados são construídos nos três memes selecionados e como eles atestam a autoridade das imagens na conjuntura promovida pela globalização. Em nossas conclusões, evidenciamos as potencialidades dos discursos multissemióticos que emergem e viralizam nos ambientes mediados por uma cultura digital e suas transformações à medida em que se reproduzem.

Biografia do Autor

Klausney Muniz Sampaio, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2018) e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio do Ceará (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa. Fez cursos de especialização em Escrita Literária e Metodologia do Ensino da LP e LI. Participou, como ouvinte, de oficinas de Escrita Criativa com Socorro Acioli e de cursos presenciais de Linguagem Cinematográfica com o crítico brasileiro Pablo Villaça. É coautor das coletâneas Mirabilia (2018) e Todos os Tempos do Universo (2019). Em 2019, estudou inglês na escola St. Giles, em Londres.

Antonia Dilamar Araujo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui doutorado em Letras (Língua Inglesa, área de concentração Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente na mesma universidade (1983). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1976). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Liverpool (1993). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento com o Dr. Charles Bazerman, na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB) no período de 2006-2007. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (2004-2006). Atualmente é professora Titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase no ensino de língua inglesa, escrita acadêmica e gêneros textuais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa LEV - Leitura e escrita: Do verbal ao Visual, cadastrado no diretório do CNPq. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise de gênero textuais/discursivos, avaliação de materiais didáticos impressos e online e multimodalidade.

Referências

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 34. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2020.

DAWKINS, R. The Selfish Gene. Oxford: Oxford University Press, 1976.

FLICK, U. Designing qualitative research. Los Angeles: Sage, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2004.

FRUTUOSO, A. Pobre e de direita: representações de sentido em textos verbo-imagéticos. In: LIMA, Ana Maria; GOMES, João Bosco; SOUZA, José Marcos (org.) Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. p. 88-95.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Front Pages: (The critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, Allan; GARRET, Peter. (eds.) Approaches to media discourse. Blackwell Publishing, 1998. p.186-219.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: the modes and the media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 1. ed. New York/London: Routledge, 1996.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 2. ed. New York/London: Routledge, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 3. ed. New York/London: Routledge, 2021.

LIMA-NETO, V. Mesclas de gênero no orkut: o caso do scrap. Dissertação de mestrado em Linguística. Universidade Federal do Ceará, 2009.

RIBEIRO, A. E. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

SHIFMAN, L. Memes in digital culture. Massachusetts Institute of Technology, 2014.

TERVARENT, G. Attributs et symboles dans l`art profane, 1450-1600, Genebra, 1959. p. 28-30.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. New York/London: Routledge, 2005.

VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge, 2011. p. 668.

Downloads

Publicado

2021-11-10