Processos de (super/des/contra-) identificação online e produção de subjetividade no efeito-reação em redes sociais

Autores

  • Gustavo Haiden Lacerda Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83195

Resumo

Neste artigo, buscamos estabelecer um vínculo entre o trabalho da ideologia com o funcionamento do imaginário na maneira como estão significando as reações nas redes sociais. Para isso, filiados à Análise de Discurso pecheuxtiana (AD), dedicamo-nos a um apanhado teórico do conceito de identificação, partindo primeiramente dos trabalhos de Lacan (1996), e relendo essas definições com as lentes da AD, com base nos estudos de Pêcheux (1990; 1995) e Orlandi (1999; 2005), introduzindo as modalidades subjetivas apresentadas por Pêcheux (1995 [1975]): identificação, contra-identificação e desidentificação. Junto a isso, tecemos algumas palavras a respeito da noção de superidentificação sugerida por Zizek (2010; 2017). O objetivo é recuperar essas discussões teóricas com vistas a analisar os efeitos-reação enquanto modos de (contra/des/super)identificação dos sujeitos aos discursos a que se expõem nas mídias digitais, tendo por material específico de análise uma sequência de fotogramas de um efeito-reação no Facebook, acerca da pandemia de Covid-19, em 2020.

Biografia do Autor

Gustavo Haiden Lacerda, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação em Letras (UEM) e desenvolve pesquisa em Estudos da Linguagem, com aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, analisando principalmente materialidades digitais, como memes, fake news e manifestações fúnebres em redes sociais, e investindo em algumas noções do quadro teórico da AD, tais como subjetivação, identificação, memória, resistência e equívoco. É membro do grupo de pesquisa GPDISCMÍDIA (Discursividades, Cultura, Mídia e Arte). Palavras-chave: Análise de Discurso; Psicanálise; Morte; Luto; Espaço Digital; Memória.

Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, as pesquisas desenvolvidas e por ela orientadas giram em torno de propostas e implementações de práticas de leitura e escrita em um viés discursivo com base em materialidades diversas. Além disso, tem se dedicado a publicar trabalhos sobre propostas e intervenções em sala de aula cujo propósito é o de fomentar a autoria nas práticas em sala de aula e possibilitar que os sujeitos-leitores produzam outros gestos de leitura além de um sentido autorizado A professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá e atua nas disciplinas de Oficina de leitura e produção de textos e Estágio II e atualmente é coordenadora do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), unidade Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BECK, M.; ESTEVES, P. M. S. O sujeito e seus modos: identificação, contraidentificação, desidentificação, superidentificação. Leitura, Maceió, n. 50, p. 135-162, 2012.

BRYAR, T. A return to a politics of over-identification? International Journal of Zizek Studies, v. 12, n. 2, p. 1-12, 2018.

DIAS, C. Cidade, cultura e corpo: a velocidade do mundo. Escritos, n. 10. Campinas: Labeurb/Nudecri/Unicamp, 2011. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/portal/pages/pdf/escritos/Escritos10.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

DIAS, C. Sujeito digital: sentidos de um novo paradigma. In: GUIMARÃES, E. (org.). Cidade, Linguagem e Tecnologia: 20 anos de história. Campinas: LABEURB, 2013, p. 51-60.

DIAS, C. A análise do discurso digital: um campo de questões. Redisco, Vitória da Conquista, v. 10, n. 2, p. 8-20, 2016.

DIAS, C. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.

DIAS, C.; COUTO, O. F. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (dis)curso, v. 11, n. 3, p. 631-648, 2011.

FERRAGUT, G. Sentidos em circulação pelo digital: Justiça e Polícia e seus efeitos na sociedade. 2018. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

GRIGOLETTO, E. A construção da identidade na escrita de si: do ambiente universitário à internet. Revista Desenredo, v. 2, n. 2, p. 203-223, 2006.

INDURSKY, F. Unicidade, desdobramento, fragmentação: a trajetória da noção de sujeito em Análise do Discurso. In: MITTMAN, S.; GRIGOLETTO, E.; CAZARIN, E. A. (org.). Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua. Porto Alegre: Nova Prova, 2008. p. 9-33.

LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do Eu. In: ZIZEK, S (org.). Um mapa da ideologia. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996, p. 97-103.

LACAN, J. O Seminário, livro 9 (1961-1962): a identificação. Trad. de Ivan Corrêa e Marcos Bagno. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes: 1990.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997, p. 61-161.

PEQUENO, V. Nos subsolos de uma rede: sobre o ideológico no âmago do técnico. 2014. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

SILVEIRA, J. Rumor(es) e humor(es) na circulação de hashtags do discurso político ordinário no Twitter. 2015. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

ZIZEK, S. Como ler Lacan. Trad. de Maria Luiza de Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

ZIZEK, S. Why are Laibach and NSK not fascists? ΑΣΥΜΜΕΤΡΙΑ, 2017 [1993]. Disponível em: https://deterritorium.wordpress.com/2017/08/20/why-are-laibach-and-nsk-not-fascists-by-slavoj-zizek-1993/. Acesso em: 22 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-02