Online (over/dis/counter)identification processes and production of subjectivity in reaction-effects on social media

Authors

  • Gustavo Haiden Lacerda Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83195

Abstract

In this paper, we aim at stablishing a link between the operation of ideology and the functioning of the imaginary in the signification of reactions on social media. To do so, grounded on Pêcheux’s Discourse Analysis (AD), we render a theoretical summary on the concept of identification, at first from Lacan’s work (1996), and then re-reading those definitions through the lenses of AD, based on Pêcheux’s studies (1990; 1995) as well as Orlandi’s (1999; 2005), introducing the subjective modalities presented by Pêcheux (1995 [1975]): identification, counter-identification and disidentification. Besides that, we weave some words regarding the notion of overidentification as suggested by Zizek (2010; 2017). The aim is to recapture these theoretical discussions in order to analyze the reaction-effects as forms of (counter/dis/over)identification of subjects to the discourses they are exposed on digital media, presenting as a specific analytical material a sequence of photograms of a reaction-effect on Facebook, about the Covid-19 pandemic, in 2020.

Author Biographies

Gustavo Haiden Lacerda, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação em Letras (UEM) e desenvolve pesquisa em Estudos da Linguagem, com aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, analisando principalmente materialidades digitais, como memes, fake news e manifestações fúnebres em redes sociais, e investindo em algumas noções do quadro teórico da AD, tais como subjetivação, identificação, memória, resistência e equívoco. É membro do grupo de pesquisa GPDISCMÍDIA (Discursividades, Cultura, Mídia e Arte). Palavras-chave: Análise de Discurso; Psicanálise; Morte; Luto; Espaço Digital; Memória.

Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, as pesquisas desenvolvidas e por ela orientadas giram em torno de propostas e implementações de práticas de leitura e escrita em um viés discursivo com base em materialidades diversas. Além disso, tem se dedicado a publicar trabalhos sobre propostas e intervenções em sala de aula cujo propósito é o de fomentar a autoria nas práticas em sala de aula e possibilitar que os sujeitos-leitores produzam outros gestos de leitura além de um sentido autorizado A professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá e atua nas disciplinas de Oficina de leitura e produção de textos e Estágio II e atualmente é coordenadora do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), unidade Universidade Estadual de Maringá.

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Published

2022-05-02