Da Bio re(s)[ex]istência ao Covid Planner: curadoria e projetos interativos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83674Palavras-chave:
Arte Digital, Design de Interfaces, Biosfera, AtivismoResumo
O texto aborda uma curadoria realizada junto ao Jardim botânico da UFSM em um período pré-pandemia deflagrada pelo COrona VIrus Disease, um actante não-humano, bem como os projetos interativos realizados para a ocasião, mas também apresenta projetos realizado durante 2020/2021, em meio à pandemia. O objetivo é estimular e ampliar as redes expositivas da arte digital para além do tradicional sistema da arte, flertando com o ativismo e com a interdisciplinaridade. O texto tem a intenção de por meio da arte e do design de interfaces tocar em questões sensíveis à atualidade, como as instituições, as redes e a biosfera. A fundamentação teórica é impulsionada por Latour (2012; 2020); Zizek (2020), Morin (2020) e Rifkin (2019). A metodologia projetual utilizada é o Método 5I`s para projetos de interfaces interativas (GASPARETTO, 2020). Como resultado apresenta uma reflexão sobre empatia, relações entre humanos e não-humanos e a urgência de uma consciência biosférica para que se chegue de fato à ecologia política.
Referências
COUCHOUT, E. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
DEWEY, J. Arte como Experiência; Jo Ann Boydston (org.); tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GASPARETTO, D. A. Metodologia 5I's: projetos e processos. Santa Maria, RS: FACOS Editora, 2020.
HAN, B. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
LATOUR, B. Reagregando o Social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA: EDUFBA, 2012.
LATOUR, B. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno (1a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Bazar do Tempo, 2020.
MORAIS, B. D. Jogos de Caminhar: Gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional. Dissertação (Mestrado em PPGAV - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.
MORIN, E. É hora de mudarmos de via: As lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
RESNICK, M. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre: Penso, 2020.
RIFKIN, J. The Green New Deal: Why the Fossil Fuel Civilization Will Collapse by 2028, and the Bold Economic Plan to Save Life on Earth. New York: St. Martin's Press, 2019.
SIMONDON, G. El modo de existencia de los objetos tecnicos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.
ŽIŽEK, S. Pandemia: COVID-19 e a reinvenção do Comunismo. São Paulo: Boitempo, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Débora Gasparetto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.