Da Bio re(s)[ex]istência ao Covid Planner: curadoria e projetos interativos

Autores

  • Débora Gasparetto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83674

Palavras-chave:

Arte Digital, Design de Interfaces, Biosfera, Ativismo

Resumo

O texto aborda uma curadoria realizada junto ao Jardim botânico da UFSM em um período pré-pandemia deflagrada pelo COrona VIrus Disease, um actante não-humano, bem como os projetos interativos realizados para a ocasião, mas também apresenta projetos realizado durante 2020/2021, em meio à pandemia. O objetivo é estimular e ampliar as redes expositivas da arte digital para além do tradicional sistema da arte, flertando com o ativismo e com a interdisciplinaridade. O texto tem a intenção de por meio da arte e do design de interfaces tocar em questões sensíveis à atualidade, como as instituições, as redes e a biosfera. A fundamentação teórica é impulsionada por Latour (2012; 2020); Zizek (2020), Morin (2020) e Rifkin (2019). A metodologia projetual utilizada é o Método 5I`s para projetos de interfaces interativas (GASPARETTO, 2020). Como resultado apresenta uma reflexão sobre empatia, relações entre humanos e não-humanos e a urgência de uma consciência biosférica para que se chegue de fato à ecologia política.

Biografia do Autor

Débora Gasparetto, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta no Departamento de Desenho Industrial/UFSM (2015-). Profª Colaboradora junto ao PPGART/UFSM (2017). Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UFRGS (2012 - 2016), em História, Teoria e Crítica de Arte, na linha de pesquisa Relações sistêmicas da arte, com bolsa CAPES/REUNI (2012-2015). Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (2010-2012), na linha Arte e Tecnologia, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, com Bolsa CAPES. Débora é líder de pesquisa dos Grupos Arte Digital e Ativismo e Design|Ciência|Tecnologia/Cnpq. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFSM (2005). Em 2017 organizou a publicação Design+ Arte | Ciência| Tecnologia: conexões teórico-práticas, publicada pela editora do PPGART/UFSM. Em 2014 publicou o livro "O 'curto-circuito' da arte digital no Brasil", projeto financiado pelo Pro-Cultura RS - FAC das Artes, o qual inclui a organização de entrevistas do e-book "Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva". Atuou como professora junto ao Curso de Comunicação Social UNIJUI-RS (2012).

Referências

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Publicado

2022-11-09