Natureza exploratória: uma etnografia digital sobre o evento Conexão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83747Palavras-chave:
Sistema de Arte, Estudo Exploratório, Etnografia Digital, Cultura DigitalResumo
Este artigo apresenta um levantamento sobre o evento Conexão, criado pelo Núcleo de Arte e Tecnologia - NATFAP em 2011. De natureza exploratória, o estudo de caso aborda as edições que ocorreram entre os anos de 2011 e 2018. Nesse recorte e com um conjunto de dados, se propôs identificar tanto questões emergentes e poéticas, as redes de distribuição quanto os modos de recepção desses trabalhos. Para tal, em relação ao sistema e ao contexto da arte digital, foram adotadas estratégias de comunicação e chamadas aos participantes para a composição de um acervo digital, com veiculação em redes sociais, publicação em páginas da internet e outros mecanismos de busca a partir das informações já coletadas. A respeito dessas redes foi realizada uma etnografia digital (PINK, 2019; FRAGOSO, RECUERO, AMARAL, 2011), obtendo-se um conjunto de dados sobre as edições e, na sequência, com o uso de aplicativos de visualização, optou-se pela elaboração de mapas. Além disso, com a intenção de reunir e divulgar esse conjunto da produção em ACT, sugere-se um endereço eletrônico.
Referências
BANDEIRA, Denise A. Arte digital e sua institucionalização: lógica e condição transpolítica do campo da arte na cibercultura. 267 fl. (Tese), Doutorado em Comunicação e Semiótica, Departamento de Comunicação, São Paulo: PUC-SP, 2012.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, v. 2, n. 1, p. 68–80, 2005.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DOMINGUES, Diana. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. [s.l.]: Editora Unesp, 2009.
FAUCONNIER, Sandra; FROMMÉ, Rens. Deliverable 1.3. Description models for unstable media art. In: FAUCONNIER, Sandra. Capturing Unstable Media. Institute for the Unstable Media V2_: Rotterdam, 2003b. Disponível em: http://capturing.projects.v2.nl/download.html. Acesso em: 10 jan. 2021.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GEIGER, Stuart; RIBES, David. Trace Ethnography: Following Coordination through Documentary Practices. 44th Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, 2011. p 1-10.
GOBIRA, Pablo. Percursos contemporâneos. Realidades da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018.
GOBIRA, Pablo. A memória do digital e outras questões das artes e museologia. [s.l.]: Laboratório de Poéticas Fronteiriças, 2019.
LANDERDAHL, Cristina; FONTANA, Fabiana F.; SANTOS, Nara Cristina. A preservação digital em arte, ciência e tecnologia: ZKM e MoMA. In: Anais do 15º. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília; UNB, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/cristina_e_fabiana_e_nara_2.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 2019.
NETO, Ricardo Borgatti. Prefácio. In: BARABÁSI, Albert-László. Linked: a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2010.
PINK, Sarah; HORST, Heather; POSTILL, John; HJORTH, Larissa; LEWIS, Tania; TACCHI, Jo. Etnografía digital: principios y práctica. España: Morata, 2019.
SALGADO, Luiz Antonio Zahdi; BORGES, Álvaro Henrique; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; et al. NATFAP – NÚCLEO DE ARTE E TECNOLOGIA. Revista Científica/FAP, v. 19, n. 2, 2018. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2431. Acesso em: 22 mar. 2021.
SANTAELLA, Lucia. Arte, ciência & tecnologia: um campo em expansão. In: GOBIRA, Pablo. Percursos contemporâneos. Realidades da arte ciência e tecnologia, Belo Horizonte: UEMG, 2018.
SEGATA, Jean. A etnografia como promessa e o “Efeito Latour” no campo da cibercultura. Ilha, v. 16, n. 2, p. 69-87, 2014.
STEFANER, Moritz. The Design of “X by Y” an Information-aesthetic exploration of the ars electronica archives. In: STEELE, Julie; ILIINSKY, Noah (ed.). Beautiful Visualization: Looking at Data through the Eyes of Experts. Sebastopol: O'Reilly Media, April 2010. Pp. 205 – 225. Disponível em: http://moritz.stefaner.eu/write-talk/publications/. Acesso em: 10 dez. 2021.
TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.
VENTURINI, Tommaso; MUNK, Anders; JACOMY, Mathieu. Ator-rede versus análise de redes versus redes digitais: falamos das mesmas redes? Galáxia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, v. 38, p. 5-27, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gal/n38/1519-311X-gal-38-0005.pdf. Acesso em: 10 mai. 2021.
WILSON, Stephen. Information Arts: Intersections of Art, Science and Technology. Cambridge/Massachusetts:MIT Press, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Denise Bandeira, Bianca Orsso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.