Natureza exploratória: uma etnografia digital sobre o evento Conexão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83747Palavras-chave:
Sistema de Arte, Estudo Exploratório, Etnografia Digital, Cultura DigitalResumo
Este artigo apresenta um levantamento sobre o evento Conexão, criado pelo Núcleo de Arte e Tecnologia - NATFAP em 2011. De natureza exploratória, o estudo de caso aborda as edições que ocorreram entre os anos de 2011 e 2018. Nesse recorte e com um conjunto de dados, se propôs identificar tanto questões emergentes e poéticas, as redes de distribuição quanto os modos de recepção desses trabalhos. Para tal, em relação ao sistema e ao contexto da arte digital, foram adotadas estratégias de comunicação e chamadas aos participantes para a composição de um acervo digital, com veiculação em redes sociais, publicação em páginas da internet e outros mecanismos de busca a partir das informações já coletadas. A respeito dessas redes foi realizada uma etnografia digital (PINK, 2019; FRAGOSO, RECUERO, AMARAL, 2011), obtendo-se um conjunto de dados sobre as edições e, na sequência, com o uso de aplicativos de visualização, optou-se pela elaboração de mapas. Além disso, com a intenção de reunir e divulgar esse conjunto da produção em ACT, sugere-se um endereço eletrônico.
Referências
BANDEIRA, Denise A. Arte digital e sua institucionalização: lógica e condição transpolítica do campo da arte na cibercultura. 267 fl. (Tese), Doutorado em Comunicação e Semiótica, Departamento de Comunicação, São Paulo: PUC-SP, 2012.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, v. 2, n. 1, p. 68–80, 2005.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DOMINGUES, Diana. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. [s.l.]: Editora Unesp, 2009.
FAUCONNIER, Sandra; FROMMÉ, Rens. Deliverable 1.3. Description models for unstable media art. In: FAUCONNIER, Sandra. Capturing Unstable Media. Institute for the Unstable Media V2_: Rotterdam, 2003b. Disponível em: http://capturing.projects.v2.nl/download.html. Acesso em: 10 jan. 2021.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GEIGER, Stuart; RIBES, David. Trace Ethnography: Following Coordination through Documentary Practices. 44th Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, 2011. p 1-10.
GOBIRA, Pablo. Percursos contemporâneos. Realidades da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018.
GOBIRA, Pablo. A memória do digital e outras questões das artes e museologia. [s.l.]: Laboratório de Poéticas Fronteiriças, 2019.
LANDERDAHL, Cristina; FONTANA, Fabiana F.; SANTOS, Nara Cristina. A preservação digital em arte, ciência e tecnologia: ZKM e MoMA. In: Anais do 15º. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília; UNB, 2016. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/cristina_e_fabiana_e_nara_2.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 2019.
NETO, Ricardo Borgatti. Prefácio. In: BARABÁSI, Albert-László. Linked: a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2010.
PINK, Sarah; HORST, Heather; POSTILL, John; HJORTH, Larissa; LEWIS, Tania; TACCHI, Jo. Etnografía digital: principios y práctica. España: Morata, 2019.
SALGADO, Luiz Antonio Zahdi; BORGES, Álvaro Henrique; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; et al. NATFAP – NÚCLEO DE ARTE E TECNOLOGIA. Revista Científica/FAP, v. 19, n. 2, 2018. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2431. Acesso em: 22 mar. 2021.
SANTAELLA, Lucia. Arte, ciência & tecnologia: um campo em expansão. In: GOBIRA, Pablo. Percursos contemporâneos. Realidades da arte ciência e tecnologia, Belo Horizonte: UEMG, 2018.
SEGATA, Jean. A etnografia como promessa e o “Efeito Latour” no campo da cibercultura. Ilha, v. 16, n. 2, p. 69-87, 2014.
STEFANER, Moritz. The Design of “X by Y” an Information-aesthetic exploration of the ars electronica archives. In: STEELE, Julie; ILIINSKY, Noah (ed.). Beautiful Visualization: Looking at Data through the Eyes of Experts. Sebastopol: O'Reilly Media, April 2010. Pp. 205 – 225. Disponível em: http://moritz.stefaner.eu/write-talk/publications/. Acesso em: 10 dez. 2021.
TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.
VENTURINI, Tommaso; MUNK, Anders; JACOMY, Mathieu. Ator-rede versus análise de redes versus redes digitais: falamos das mesmas redes? Galáxia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, v. 38, p. 5-27, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gal/n38/1519-311X-gal-38-0005.pdf. Acesso em: 10 mai. 2021.
WILSON, Stephen. Information Arts: Intersections of Art, Science and Technology. Cambridge/Massachusetts:MIT Press, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Denise Bandeira, Bianca Orsso
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.