Web arte no Brasil em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83914Palavras-chave:
Investidor anjo, Startups, Fintechs, Métricas contábeisResumo
Este artigo é baseado em um levantamento inicial acerca de trabalhos de arte e tecnologia criados por artistas brasileiros para a Internet durante a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021, buscando contextualizá-los a partir dos campos de significações, especificidades técnicas e conceituais deste meio (NUNES, 2010; 2012) e das circunstâncias geradas a partir da necessidade de isolamento social. Podemos abordar este conjunto de obras brasileiras em web arte a partir de três pontos: dos trabalhos que dialogam diretamente com a crise sanitária, dos trabalhos baseados em mundos virtuais e das possibilidades em redes sociais da Internet. Antes da crise sanitária, esta produção tinha perdido boa parte do seu protagonismo; a pandemia, por sua vez, reacende não só a pertinência desta produção artística, mas também a necessidade de sua preservação.
Referências
ACQUARONE, Eduardo. Realidade Virtual: Passado lisérgico, futuro distópico, presente alienante. Medium @eduacquarone . Publicado em 28 de novembro de 2018. Disponível em: https://medium.com/@eduacquarone/realidade-virtual-passado-lis%C3%A9rgico-futuro-dist%C3%B3pico-presente-alienante-3b68fe5647f. Acesso em: 06 set. 2021.
ANDERÁOS, Ricardo. Web Art [texto de apresentação da mostra Web Art da programação Arte e Tecnologia]. São Paulo: Itaú Cultural, 1997. Disponível em: http://legacy.icnetworks.org/extranet/arte_tecnologia/web_art.htm. Acesso em: 06 set. 2021.
ASSIS, Tatiane de. Conta do MAC-USP não foi hackeada; entenda o caso. Veja São Paulo. Publicado em 6 de maio de 2021. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/arte-ao-redor/conta-do-mac-usp-foi-hackeada-entenda-o-caso. Acesso em: 06 set. 2021.
BAMBOZZI, Lucas. _compartilhamentos _Lucas Bambozzi| PERFÍDIA ONLINE 2021. [Palestra] (1h 53min 11s) Postado em: 25 de maio de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WkOKLyVlJe0. Acesso em: 05 set. 2021.
BARRETT, Deirdre. Dreams About COVID-19 Versus Normative Dreams: Trends by Gender. In: American Psychological Association, v. 30, n. 3, p. 216-221. 2020. http://dx.doi.org/10.1037/drm0000149. Acesso em: 05 set. 2021.
BEIGUELMAN, Giselle. Atropelados pela pandemia, museus rastejam na Internet. Folha de São Paulo. Ilustrada. Publicado em 17 de abril de 2020. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/atropelados-pela-pandemia-museus-rastejam-na-idade-da-pedra-da-internet.shtml. Acesso em: 05 set. 2021.
BULHÕES, Maria Amélia. O ciberespaço como lugar de produção artística. DAT Journal, São Paulo, v.5, n.3, p. 113-125. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.244. Acesso em: 05 set. 2021.
CAMPOS, Arthur Moura; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar. Saída, um livro como percurso: caderno de relatório de pesquisa. [S.l: s.n.], 2019. Disponível em: https://bdta.aguia.usp.br/item/002984049. Acesso em: 01 set. 2021.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Plano-piloto para poesia concreta. In: ______ (org.). Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006. p. 215-218.
CATRÓPA, Andréa. Oneirografia: the writing of dreams. In: Electronic Literature Organization 2021: Platform (Post?) Pandemic . [S.l.]: ELMCIP, 2021. Disponível em: https://elmcip.net/node/16329. Acesso em: 06 set. 2021.
ERCILIA, Marilia. Concurso revela sites de web arte. Folha de São Paulo, Ilustrada. Publicado em 26 de novembro de 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/11/26/ilustrada/14.html. Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 23: Saída. 1 post (3min 49s). Publicado em 05 de maio de 2021. Disponível em: https://youtu.be/_S1OtIGujWw . Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 29: InMemoriam. 1 post (2min 44s). Publicado em 23 de junho de 2021. Disponível em: https://youtu.be/I_bFzWmC_RI . Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 30: Pontos de Fuga. 1 post (2min 29s). Publicado em 05 de agosto de 2021. Disponível em: https://youtu.be/ktJ_sleCc4M . Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 34: Oneirografia. 1 post (2min 43s). Publicado em 02 de setembro de 2021. Disponível em: https://youtu.be/3FKSqYf57y4 . Acesso em: 06 set. 2021.
GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP: Editora SENAC São Paulo, 2007.
KHOURI, Omar. De olho na poesia. São Paulo: [s.n.], 1997. Disponível em: http://www.nomuque.net/poesianamira/olhonapoesia.html. Acesso em: 05 set. 2021.
LAMOTTE, Sandee. Saiba como os sonhos têm sido influenciados pela pandemia de Covid-19. CNN Brasil. Saúde. Publicado em 18 de julho de 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/saiba-como-os-sonhos-tem-sido-influenciados-pela-pandemia-de-covid-19/. Acesso em: 06 set. 2021.
MANZI, Juli. Poetas encontram terreno fértil no Instagram, mas sofrem para romper nicho. Folha de São Paulo. Ilustríssima. 19 de junho de 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2021/06/poetas-encontram-terreno-fertil-no-instagram-mas-sofrem-para-romper-nicho.shtml. Acesso em: 06 set. 2021.
NUNES, Fabio Oliveira. Ainda web arte? In: ITAÚ CULTURAL (Org.). Cinético_Digital [catálogo referente a Exposição Cinético_Digital e Seminário Sentidos e Processos]. São Paulo: Itaú Cultural, 2005, p. 68-70.
NUNES, Fabio Oliveira. Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo. São Paulo: Cosmogonias Elétricas, 2016.
NUNES, Fabio Oliveira. Reflexões sobre web arte em novos contextos. In: Porto Arte (UFRGS), v. 17, p. 85-98, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.18791. Acesso em: 05 set. 2021.
NUNES, Fabio Oliveira. O fake na web arte: incursões miméticas na produção em arte e tecnologia na rede internet. In: GERALDO, Sheila Cabo; COSTA, Luiz Cláudio da (org.). Anais do 21º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Vida e ficção: arte e fricção” [Recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio1/fabio_oliveira_nunes.pdf. p. 43-52. Acesso em: 06 set. 2021.
PEARCE, Celia. The Interactive Book: A Guide to the Interactive Revolution. Indianapolis: Macmillan Technical Publishing, 1997.
PIGNATARI, Décio. Nova poesia: concreta (manifesto). In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006. p. 67-70.
POSETTI, Julie; BONTCHEVA, Kalina. Desinfodemia: decifrar a desinformação sobre a COVID-19. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/disinfodemic. Acesso em: 06 set. 2021.
PRADO, Gilbertto. Os sites de arte na rede Internet. In: ANAIS do VI Encontro Anual da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), UNISINOS, São Leopoldo, RS, 1997.
RAHE, Nina. Expectativa x Realidade. Revista Select. Edição 48. 21 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.select.art.br/expectativa-x-realidade/. Acesso em: 06 set. 2021.
RUIZ MARTÍNEZ, José Manuel. Una aproximación retórica a los memes de internet. Signa: Revista de la Asociación Española de Semiótica, [S.l.], v.27, p. 995-1021. 2018. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/signa/article/view/21856. Acesso em: 05 set. 2021.
SHIFMAN, Limor. Memes in Digital Culture. Kindle. Cambridge, Massachusetts: MIT University Press. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fábio Oliveira Nunes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.