Web arte no Brasil em tempos pandêmicos
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83914Mots-clés :
Investidor anjo, Startups, Fintechs, Métricas contábeisRésumé
Este artigo é baseado em um levantamento inicial acerca de trabalhos de arte e tecnologia criados por artistas brasileiros para a Internet durante a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021, buscando contextualizá-los a partir dos campos de significações, especificidades técnicas e conceituais deste meio (NUNES, 2010; 2012) e das circunstâncias geradas a partir da necessidade de isolamento social. Podemos abordar este conjunto de obras brasileiras em web arte a partir de três pontos: dos trabalhos que dialogam diretamente com a crise sanitária, dos trabalhos baseados em mundos virtuais e das possibilidades em redes sociais da Internet. Antes da crise sanitária, esta produção tinha perdido boa parte do seu protagonismo; a pandemia, por sua vez, reacende não só a pertinência desta produção artística, mas também a necessidade de sua preservação.
Références
ACQUARONE, Eduardo. Realidade Virtual: Passado lisérgico, futuro distópico, presente alienante. Medium @eduacquarone . Publicado em 28 de novembro de 2018. Disponível em: https://medium.com/@eduacquarone/realidade-virtual-passado-lis%C3%A9rgico-futuro-dist%C3%B3pico-presente-alienante-3b68fe5647f. Acesso em: 06 set. 2021.
ANDERÁOS, Ricardo. Web Art [texto de apresentação da mostra Web Art da programação Arte e Tecnologia]. São Paulo: Itaú Cultural, 1997. Disponível em: http://legacy.icnetworks.org/extranet/arte_tecnologia/web_art.htm. Acesso em: 06 set. 2021.
ASSIS, Tatiane de. Conta do MAC-USP não foi hackeada; entenda o caso. Veja São Paulo. Publicado em 6 de maio de 2021. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/blog/arte-ao-redor/conta-do-mac-usp-foi-hackeada-entenda-o-caso. Acesso em: 06 set. 2021.
BAMBOZZI, Lucas. _compartilhamentos _Lucas Bambozzi| PERFÍDIA ONLINE 2021. [Palestra] (1h 53min 11s) Postado em: 25 de maio de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WkOKLyVlJe0. Acesso em: 05 set. 2021.
BARRETT, Deirdre. Dreams About COVID-19 Versus Normative Dreams: Trends by Gender. In: American Psychological Association, v. 30, n. 3, p. 216-221. 2020. http://dx.doi.org/10.1037/drm0000149. Acesso em: 05 set. 2021.
BEIGUELMAN, Giselle. Atropelados pela pandemia, museus rastejam na Internet. Folha de São Paulo. Ilustrada. Publicado em 17 de abril de 2020. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/atropelados-pela-pandemia-museus-rastejam-na-idade-da-pedra-da-internet.shtml. Acesso em: 05 set. 2021.
BULHÕES, Maria Amélia. O ciberespaço como lugar de produção artística. DAT Journal, São Paulo, v.5, n.3, p. 113-125. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.244. Acesso em: 05 set. 2021.
CAMPOS, Arthur Moura; MAZZILLI, Clice de Toledo Sanjar. Saída, um livro como percurso: caderno de relatório de pesquisa. [S.l: s.n.], 2019. Disponível em: https://bdta.aguia.usp.br/item/002984049. Acesso em: 01 set. 2021.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Plano-piloto para poesia concreta. In: ______ (org.). Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006. p. 215-218.
CATRÓPA, Andréa. Oneirografia: the writing of dreams. In: Electronic Literature Organization 2021: Platform (Post?) Pandemic . [S.l.]: ELMCIP, 2021. Disponível em: https://elmcip.net/node/16329. Acesso em: 06 set. 2021.
ERCILIA, Marilia. Concurso revela sites de web arte. Folha de São Paulo, Ilustrada. Publicado em 26 de novembro de 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/11/26/ilustrada/14.html. Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 23: Saída. 1 post (3min 49s). Publicado em 05 de maio de 2021. Disponível em: https://youtu.be/_S1OtIGujWw . Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 29: InMemoriam. 1 post (2min 44s). Publicado em 23 de junho de 2021. Disponível em: https://youtu.be/I_bFzWmC_RI . Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 30: Pontos de Fuga. 1 post (2min 29s). Publicado em 05 de agosto de 2021. Disponível em: https://youtu.be/ktJ_sleCc4M . Acesso em: 06 set. 2021.
FON, Fabio [Fabio Oliveira Nunes]. BEM WEB ART | Episódio 34: Oneirografia. 1 post (2min 43s). Publicado em 02 de setembro de 2021. Disponível em: https://youtu.be/3FKSqYf57y4 . Acesso em: 06 set. 2021.
GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP: Editora SENAC São Paulo, 2007.
KHOURI, Omar. De olho na poesia. São Paulo: [s.n.], 1997. Disponível em: http://www.nomuque.net/poesianamira/olhonapoesia.html. Acesso em: 05 set. 2021.
LAMOTTE, Sandee. Saiba como os sonhos têm sido influenciados pela pandemia de Covid-19. CNN Brasil. Saúde. Publicado em 18 de julho de 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/saiba-como-os-sonhos-tem-sido-influenciados-pela-pandemia-de-covid-19/. Acesso em: 06 set. 2021.
MANZI, Juli. Poetas encontram terreno fértil no Instagram, mas sofrem para romper nicho. Folha de São Paulo. Ilustríssima. 19 de junho de 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2021/06/poetas-encontram-terreno-fertil-no-instagram-mas-sofrem-para-romper-nicho.shtml. Acesso em: 06 set. 2021.
NUNES, Fabio Oliveira. Ainda web arte? In: ITAÚ CULTURAL (Org.). Cinético_Digital [catálogo referente a Exposição Cinético_Digital e Seminário Sentidos e Processos]. São Paulo: Itaú Cultural, 2005, p. 68-70.
NUNES, Fabio Oliveira. Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo. São Paulo: Cosmogonias Elétricas, 2016.
NUNES, Fabio Oliveira. Reflexões sobre web arte em novos contextos. In: Porto Arte (UFRGS), v. 17, p. 85-98, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2179-8001.18791. Acesso em: 05 set. 2021.
NUNES, Fabio Oliveira. O fake na web arte: incursões miméticas na produção em arte e tecnologia na rede internet. In: GERALDO, Sheila Cabo; COSTA, Luiz Cláudio da (org.). Anais do 21º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Vida e ficção: arte e fricção” [Recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: ANPAP, 2012. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio1/fabio_oliveira_nunes.pdf. p. 43-52. Acesso em: 06 set. 2021.
PEARCE, Celia. The Interactive Book: A Guide to the Interactive Revolution. Indianapolis: Macmillan Technical Publishing, 1997.
PIGNATARI, Décio. Nova poesia: concreta (manifesto). In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006. p. 67-70.
POSETTI, Julie; BONTCHEVA, Kalina. Desinfodemia: decifrar a desinformação sobre a COVID-19. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/disinfodemic. Acesso em: 06 set. 2021.
PRADO, Gilbertto. Os sites de arte na rede Internet. In: ANAIS do VI Encontro Anual da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), UNISINOS, São Leopoldo, RS, 1997.
RAHE, Nina. Expectativa x Realidade. Revista Select. Edição 48. 21 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.select.art.br/expectativa-x-realidade/. Acesso em: 06 set. 2021.
RUIZ MARTÍNEZ, José Manuel. Una aproximación retórica a los memes de internet. Signa: Revista de la Asociación Española de Semiótica, [S.l.], v.27, p. 995-1021. 2018. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/signa/article/view/21856. Acesso em: 05 set. 2021.
SHIFMAN, Limor. Memes in Digital Culture. Kindle. Cambridge, Massachusetts: MIT University Press. 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fábio Oliveira Nunes 2022
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.