Enunciações do corpo e de si: uma análise dos conteúdos ofertados por universitários midiatizados no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e85391Palavras-chave:
Corpo, Enunciação, Hiperexposição, Ideal corporal, Mídias sociaisResumo
O corpo como objeto de estudo de diversos campos científicos tem se tornado um importante meio para compreender a si e ao outro, principalmente quando é conteúdo discursivo de grupos e contextos sociais, fazendo emergir novas formas de sujeito e subjetividades, como é o caso do cotidiano vivido e construído nas redes sociais. O objetivo deste estudo é analisar o conteúdo enunciativo dos perfis de sete universitários do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI, hiperexpostos no Instagram. Metodologicamente, é um estudo quanti-qualitativo. Durante trinta dias, foram anotadas visualizações, curtidas e quantidade de seguidores, assim como a caracterização das imagens/cenas, dos comentários e da apresentação corporal nos posts/feed desses perfis. Para analisar esses dados, utiliza-se a Análise de Conteúdo da Enunciação. Dentre as categorias de análise discutidas, destaca-se: a construção de identidades em torno da busca por um suposto ideal corporal, tendo como base discursos a respeito do estilo de vida ativo e saudável que tem na linguagem do fitness e na constituição de um corpo “perfeito” um modelo a ser seguido, adorado e desejado; o consumo do corpo contemporâneo por meio da dança e da música, a partir da apresentação corporal sensualizada; e a não existência de somente um ideal corporal na rede social Instagram, uma vez que o corpo se adequa a cada contexto social, discursivo, pessoal e profissional, assim como constrói e é construído para/por cada público que é visto/consumido, se relaciona e interage.
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