Enunciações do corpo e de si: uma análise dos conteúdos ofertados por universitários midiatizados no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e85391

Palavras-chave:

Corpo, Enunciação, Hiperexposição, Ideal corporal, Mídias sociais

Resumo

O corpo como objeto de estudo de diversos campos científicos tem se tornado um importante meio para compreender a si e ao outro, principalmente quando é conteúdo discursivo de grupos e contextos sociais, fazendo emergir novas formas de sujeito e subjetividades, como é o caso do cotidiano vivido e construído nas redes sociais. O objetivo deste estudo é analisar o conteúdo enunciativo dos perfis de sete universitários do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI, hiperexpostos no Instagram. Metodologicamente, é um estudo quanti-qualitativo. Durante trinta dias, foram anotadas visualizações, curtidas e quantidade de seguidores, assim como a caracterização das imagens/cenas, dos comentários e da apresentação corporal nos posts/feed desses perfis. Para analisar esses dados, utiliza-se a Análise de Conteúdo da Enunciação. Dentre as categorias de análise discutidas, destaca-se: a construção de identidades em torno da busca por um suposto ideal corporal, tendo como base discursos a respeito do estilo de vida ativo e saudável que tem na linguagem do fitness e na constituição de um corpo “perfeito” um modelo a ser seguido, adorado e desejado; o consumo do corpo contemporâneo por meio da dança e da música, a partir da apresentação corporal sensualizada; e a não existência de somente um ideal corporal na rede social Instagram, uma vez que o corpo se adequa a cada contexto social, discursivo, pessoal e profissional, assim como constrói e é construído para/por cada público que é visto/consumido, se relaciona e interage.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI/CCE/DMTE

Pós-doutorando em Educação pela Escola de Humanidades (PPGEdu) da PUCRS. Doutor em Educação pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGEDU/PUCRS (Bolsista CAPES/PROEX). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPI. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola - PUCRS. Coordenador do Grupo de Estudos de Pesquisas OBCORPO - Observatório do Corpo: mídia, educação e movimento. Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE/CCE da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Coordenação de projetos esportivos e sociais. Principais pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento nos temas: Imagem corporal, corporeidade, saúde, qualidade de vida, juventudes, educação, educação física, gênero, representações simbólicas, educação física escolar somática, formação docente em educação física, estágio supervisionado e dispositivos midiáticos.

Clarissa Sousa Nunes Nascimento, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física. Instrutora Licenciada da FITDANCE. Participação nos cursos do congresso FIEP 2018 e 2019. Certificado em corrida pelo congresso FIEP. Participação como staff no congresso SEPEF 2018. Certificado no projeto de extensão de atividades motoras para autistas PREMAUT. Membro Estudantes do Grupor de Estudos de Pesquisas OBCORPO - Observat´´orio do corpo: mídia, educação e movimento.

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Publicado

2024-12-17